Sala do Empreendedor bate recorde em emissão de alvarás

05/02/2019 13:31
Ricardo Giusti/PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Atendimento já está em novo endereço: avenida Borges de Medeiros, 2244, 2º andar
A Sala do Empreendedor, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), bateu recorde em emissão de alvará. Foram realizados 380 atendimentos presenciais e emitidos 241 alvarás, sendo a média diária 150 e 70 respectivamente. Por ser o último dia do mês de janeiro para as pessoas regularizarem suas pendências empresariais, a secretaria montou um mutirão com uma equipe de atendimento preparada. O levantamento foi divulgado na última quinta-feira,31.

“Com intuito de desburocratizar o processo de abertura de empresas, a Sala do Empreendedor vem diminuindo significativamente o tempo de espera para os serviços. Em 2017 foram regularizadas cerca de 13.600 empresas. Já em 2018, o número aumentou para 17.768 regularizações”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, lembrando que o modelo de atuação de Porto Alegre é uma referência.  “Em 2017 eram licenciadas por mês em média de 742 empresas, atualmente este processo dobrou para 1.500. O tempo de abertura de empresas, que era de 41 dias, caiu para cinco”, explica o secretário.

Novo endereço - A partir desta terça-feira, 5, a Sala do Empreendedor está localizada em novo endereço: avenida Borges de Medeiros, 2244, 2º andar. Desde maio de 2018, a Sala do Empreendedor conta com processo de abertura de empresas on-line, sendo possível emitir o alvará de localização imediatamente após a constituição da empresa para atividades de Ponto de Referência (sem a necessidade de apresentação de documentos). O atendimento presencial é realizado de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Gabriela Soares (estagiária)/Supervisão: Lissandra Mendonça

Fabiana Kloeckner