Terceira edição do Caminho de Porto Alegre será neste domingo

28/04/2019 08:49
Alex Rocha/PMPA
SMC
Catedral Metropolitana é uma das quatro igrejas no roteiro da peregrinação

O 3º Caminho de Porto Alegre será realizado neste domingo, 28, a partir das 7h, na Catedral Metropolitana. Trata-se de uma caminhada espiritual e contemplativa que percorre diversos pontos turísticos e religiosos da Capital, reconhecida como uma "extensão" do famoso Caminho de Santiago de Compostela. A expectativa é que participem mais de 1 mil pessoas de pelo menos 40 municípios de todo o Brasil. "Os peregrinos poderão conhecer e vivenciar Porto Alegre também pelo viés do turismo religioso", diz o coordenador do Escritório de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) Vinicius Elias. Segundo ele, no Brasil, somente as cidades de Porto Alegre e Florianópolis têm autorização para complementar o Caminho de Santiago. “O caminho de Porto Alegre é uma iniciativa extraordinária que estimula os participantes a caminhar pela cidade e ver ângulos que não conseguem contemplar no dia a dia”, enfatiza o secretario-adjunto da SMDE, Marcus Klein.

O percurso da caminhada de 22 quilômetros levará os participantes a diferentes bairros da cidade, desde o Centro até a Zona Sul. O trajeto passará por atrações como o Theatro São Pedro e o entorno da Praça da Matriz, o parque urbano da Orla Moacyr Scliar, o Museu Iberê Camargo, a Vila Assunção, a praia da Pedra Redonda, a orla de Ipanema e os arcos do Espírito Santo. Além disso, o trajeto contempla pontos oficiais como a Catedral Metropolitana, a Igreja das Dores, o Santuário de Schöenstatt e o Santuário Santa Rita de Cássia. Neste ano, os religiosos também terão a oportunidade de fazer o trajeto de bicicleta.

A iniciativa é fruto de uma parceria da Frente Parlamentar de Turismo da Câmara Municipal (Frentur) com o Escritório de Turismo da SMDE e a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago no Rio Grande do Sul (Acasargs), com patrocínio do Grupo Zaffari, do Shopping Total, do Center Shop, do Hart’s e da Vida Leve. Os 600 primeiros inscritos receberão um "kit peregrino" com camiseta, credencial, água e barra de cereal. Haverá pontos de apoio e acompanhamento médico ao longo do trajeto.

Autorizado pela Catedral de Santiago, o Caminho de Porto Alegre soma quilômetros às rotas de quem deseja obter a Compostelana – como é conhecido o certificado aos peregrinos do Caminho de Santiago. Quatro igrejas têm autorização para carimbar a credencial de Compostela, somando os quilômetros percorridos: Catedral Metropolitana, Igreja das Dores e os santuários de Schöenstatt e de Santa Rita de Cássia.. A credencial pode ser solicitada pelo e-mail contato@acasargs.com.br.

Caminho de Santiago - Considerado Patrimônio da Humanidade, o Caminho de Santiago tem várias rotas que levam a Santiago de Compostela, na Espanha, onde se encontram as relíquias do apóstolo Santiago Maior. Peregrinos de diversos países realizam a caminhada desde o século 9 para adquirir a Compostelana – certificado concedido a quem completa, no mínimo, 100 quilômetros dos 800 quilômetros que compõem o Caminho de Santiago.

Uma das rotas de peregrinação mais conhecidas do mundo, o Caminho de Santiago inspirou a criação de um projeto semelhante na Capital. Nesse contexto, surgiu o Caminho de Porto Alegre. A segunda edição do evento, em 2018, reuniu participantes de 30 municípios.

Letícia Santana

Andrea Brasil