Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Desenvolvimento Econômico

Tour Legalidade do Linha Turismo ocorre nesta sexta-feira

13/09/2019 08:46
Joel Vargas / PMPA
O Longa-metragem Legalidade, produzido pela Prana Filmes, é gravado nos porões do Paço dos Açorianos. O filme discorre sobre o período entre os meses de agosto e setembro de 1961 onde o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, organiza a campanha pela legalidade.
Longa-metragem teve cenas filmadas nos porões do Paço dos Açorianos

Tour Legalidade do Linha Turismo promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre ocorre nesta sexta-feira, 13. O passeio celebrará a estreia nacional do longa-metragem Legalidade, do diretor Zeca Brito, fazendo paradas com visitas guiadas pelas duas principais locações utilizadas durante as filmagens em Porto Alegre: o Paço Municipal e o Palácio Piratini. A partida está marcada para as 14h, na Travessa do Carmo, 84, e o ponto final será a Casa de Cultura Mario Quintana, onde os passageiros poderão assistir ao filme na Cinemateca Paulo Amorim com 50% de desconto (mais informações abaixo). 

Orientado por um guia de turismo, o tour destacará as locações utilizadas no filme para recontar a história da Legalidade, movimento liderado pelo então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, para assegurar a posse do vice-presidente João Goulart, o Jango, após a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961. O longa recebeu os prêmios de melhor direção, direção de arte e fotografia no 42° Festival Guarnicê de Cinema, em São Luis, no Maranhão. O elenco conta com Cleo Pires, Fernando Alves Pinto e Leonardo Machado (interpretando Brizola).

“O tour especial busca promover Porto Alegre como destino turístico e evidenciar o potencial cênico da cidade como estratégia para captarmos novas produções audiovisuais. É também uma oportunidade para recontar particularidades da nossa história em um passeio panorâmico no Linha Turismo”, aponta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade. 

O diretor do filme, Zeca Brito, relata que Porto Alegre tem uma vocação comprovada na tradição narrativa, com grandes autores e grandes histórias. A produção audiovisual, hoje, é uma realidade na cidade, gerando empregos e fomentando o turismo. “Nosso filme só foi possível graças a esse entendimento de que o audiovisual é um caminho seguro para o desenvolvimento humano, econômico e social. Agradecemos essa parceria e desejamos um ótimo passeio para todos”, explica Brito.

Passeio dará desconto no ingresso para o filme – O ticket para embarcar no Tour Legalidade custa R$ 30 e pode ser adquirido na Travessa do Carmo, 84. Confira aqui a política de desconto. A aquisição do tour também dá direito a um desconto de 50% no ingresso para ver qualquer sessão do filme Legalidade na Cinemateca Paulo Amorim – basta apresentar o ticket na bilheteria. Mais informações sobre o roteiro podem ser obtidas no telefone (51) 3289-6765. 

A iniciativa é da Diretoria de Turismo e Eventos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Porto Alegre Film Commission, em parceria com as produtoras Prana Filmes e Boulevard Filmes e o Governo do Estado (através do Cerimonial do Palácio Piratini e da Cinemateca Paulo Amorim).

Serviço

Tour Legalidade

Quando: dia 12

Horário: 14h 

Partida: Travessa do Carmo, 84

Valor: R$ 30 (podendo receber os descontos normais do serviço do Linha Turismo). 

Itinerário: Centro Histórico - Palácio Piratini, Paço Municipal, encerrando o passeio na Casa de Cultura Mario Quintana (Cinemateca Paulo Amorim)

* A apresentação do ticket carimbado do Tour Legalidade dá direito a um desconto de 50% na compra de ingresso para qualquer sessão do filme na Cinemateca Paulo Amorim.

* Em caso de chuva, o passeio será transferido para o dia 17 de setembro.

 

Letícia Santana

Taís Dimer Dihl