Viaduto Otávio Rocha terá feira de hortigranjeiros da zona Rural

14/09/2018 08:37
Joel Vargas / PMPA
Desenvolvimento Econômico
São oferecidas verduras, hortaliças, legumes, temperos, frutas e flores sazonais smic

A segunda edição da feira de hortifrutigranjeiros cultivados na zona Rural de Porto Alegre, situada no Viaduto Otávio Rocha, no Centro Histórico, será realizada nesta sexta-feira, 14, das 6h30 às 16h30. A iniciativa é da Diretoria de Promoção Econômica, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio do setor de Divisão e Fomento Agropecuário (DFA), juntamente com produtores rurais de Porto Alegre. A mostra oferece diversas variedades de produtos como verduras, hortaliças, legumes, temperos, frutas e flores sazonais.

O cultivo é feito nas regiões Sul e Extremo-Sul da Capital, nos bairros Campo Novo, Lageado e Lami. Os preços praticados são um atrativo aos consumidores devido à proximidade do cultivo. Para o diretor da Divisão de Fomento Agropecuário, Oscar Pellicioli, a iniciativa é uma oportunidade de fortalecer a economia agrícola, por meio da agricultura familiar. “Os produtos cultivados por esses agricultores são a maioria dos alimentos consumidos diariamente por nós brasileiros”, conclui Pellicioli.

O evento está atraindo visitantes que parabenizaram a iniciativa. “Muitos moradores dizem que não passavam no viaduto, pois tinham receio de transitar pelo local. Precisamos que sejam disponibilizados mais pontos de ofertas como este, para a população se ambientar conosco”, declarou o produtor Luciano Rosa.

Datas da feira:
Dias: 14, 17, 19 e 21, das 6h30 às 16h30

Área rural – Porto Alegre é a Capital com a segunda maior área rural do Brasil. A Lei Complementar 775/2015 instituiu a

Joel Vargas / PMPA
Desenvolvimento Econômico

volta da zona Rural e criou o sistema de gestão da política de desenvolvimento rural. A área ocupada pelas propriedades é superior à delimitada pelo projeto, pois muitas têm, em seus limites, “Áreas de Preservação Ambiental”. São 12 mil hectares, localizados nas zonas Sul e Extremo-Sul da cidade. No local, há o cultivo de frutíferas e hortaliças, criação de animais e agroindústrias. Os produtores da área rural recebem assistência de equipes do Centro Agrícola Demonstrativo da Divisão de Fomento Agropecuário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Emater-RS e do Sindicato Rural.

Divisão de Fomento Agropecuário - É o setor da Diretoria de Produção Econômica que trata das diretrizes e projetos voltados ao fomento das atividades agrícolas, pecuárias e agroindustriais, além de eventos como a Festa do Pêssego, a Festa da Uva e da Ameixa, a Feira do Peixe, a Fepoagro e a Mostra Rural, em comemoração à Semana do Agricultor. Mais informações por meio do telefone (51) 3289-6723.

Food Trucks – A ação no Viaduto Otávio Rocha faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua. Em agosto e setembro, o viaduto recebeu diversos food trucks. A iniciativa busca criar uma área de convivência para os porto-alegrenses, incentivando a gastronomia itinerante, o empreendedorismo produtivo da cidade e a ocupação dos espaços públicos.

Denise Righi