Ações marcam o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

03/12/2018 08:40

No dia 3 de dezembro, segunda-feira, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, para marcar a data, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepa) elaboraram uma programação diversificada. 

“O objetivo é conscientizar a sociedade para oportunidades igualitárias, especialmente na questão de deficiência, da acessibilidade tanto em termos de arquitetura como da atitude das pessoas. Muito importante também a participação maior dos cidadãos na colaboração para as políticas públicas voltadas às Pessoas com Deficiência”, diz a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Ries Russo.

A programação inicia-se com uma plenária especial do Comdepa, às 14h, e segue com atividades no Pier da Orla do Guaíba a partir das 17h. Às 17h30 será lançado o projeto “Mil Brinquedos mil Sorrisos, BR”. Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a instituição Assistiva Tecnologia. As atividades também contam com a parceria do Ministério Público, Ministério Público do Trabalho, Sindilojas e Amrigs. 

No Pier da Orla do Guaíba, no período de 3 até 7, das 17h às 20h, será realizado o Porto Orla Acessível, um espaço com tendas para promoção dos direitos das Pessoas com Deficiência, da inclusão social e outras atividades. Também serão disponibilizadas informações sobre direitos trabalhistas, cidadania, distribuição de material informativo, camisetas e pockets shows.

O presidente do Comdepa, Nelson Kalil, destaca a importância da data. “Somos 23,8% da população que precisa de acessibilidade arquitetônica para ter igualdade de condições. A data reforça a mobilização de todos, mostrando que se a vida nos dá obstáculos, juntos construímos pontes para ultrapassá-los”, enfatiza.

A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em outubro de 1992, incentiva a reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência (PCD), nas instâncias nacional, estadual e municipal. Também propõe a ampliação do acesso das PCDs em todos os segmentos da sociedade, para assegurar uma melhor qualidade de vida aos deficientes. De acordo com a ONU, aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Na maioria das vezes, esses problemas são tratados, pelo restante da população, como um motivo para a discriminação. A deficiência pode ser classificada em física, auditiva, visual, mental ou múltipla, quando duas ou mais deficiências estão associadas. 

“Nesse Dia Internacional celebramos as vitórias deste segmento que avança em suas conquistas. A mais significativa, foi a mudança na política para PCD, que saiu do paternalismo para ações que geram independência, focadas na autonomia, participação e liberdade”, ressalta o coordenador-geral de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDSE, Jorge Heleno Brasil. 

Brinquedos adaptados - Brincar é um direito universal das crianças, assegurado na Declaração das Nações Unidas dos Direitos das Crianças desde 1959. Porém, crianças que possuem algum tipo de deficiência enfrentam barreiras que as impedem de vivenciar estes momentos. Por isto, a SMDSE e o Comdepa decidiram se unir ao projeto “Mil brinquedos, Mil Sorrissos, BR”, organizado pela Ufrgs e pela Feevale. O objetivo é fomentar a permanência e o crescimento deste projeto que visa a captação, adaptação e entrega de brinquedos a crianças com deficiência.

O projeto teve início em 2007 no Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) - Portugal. No ano de 2017, o projeto ultrapassou fronteiras e chegou à Universidade Feevale e à Ufrgs, sob a coordenação da professora Regina Heidrich e do professor Eduardo Cardoso, respetivamente. 

O trabalho pretende levar brinquedos adaptados às crianças, existindo uma oficina em cada universidade parceira. Por meio de campanhas são recolhidos brinquedos com um sistema eletrônico simples, a fim de serem transformados em brinquedos passíveis de serem utilizados por crianças com deficiência. Em 2018 a meta é atender cem crianças. A tarefa de adaptação será feita por meio de voluntários, que recebem capacitação, com o apoio da Assistiva Tecnologia. Este projeto tem como objetivo se tornar permanente, tendo como a época de maior entrega a do Natal.

Talentos - A programação do Dia Internacional será ampliada com a 1ª Edição do evento “Atitudes que dão show”, que tem a finalidade de divulgar e estimular a arte bem como, a inclusão das Pessoas com Deficiência e homenagear pessoas e instituições com destaque na área da acessibilidade e inclusão social. O evento será realizado em 19 dezembro, a partir das 20h, no Teatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), localizado na avenida Ipiranga, 5311. O auditório conta com 700 lugares e o evento será aberto ao público gratuitamente. O show terá a apresentação dos músicos Marcos Davi, Daniela Bublitz, Gabriel Schuck e Bruno Schafer

Antes do show será aberta a exposição do  projeto “Borboletas” de autoria da fotógrafa Tamara Wagner, que busca promover a inclusão social através da fotografia de crianças com deficiência. 


Programação

Segunda-feira, 3 de dezembro
14h - Plenária especial do Comdepa - auditório prefeitura POA - Siqueira Campos 1300, 14º andar
17h  - Porto Orla Acessível - serviços e informações - Pier da Orla do Guaíba
17h30 - Lançamento do projeto Mil Brinquedos mil sorrisos - Pier da Orla do Guaíba 
18h – Show de Bruno Schafer - Pier da Orla do Guaíba 

De 3 a 7 de dezembro 

Das 17h às 20h - Porto Orla Acessível - Pier da Orla do Guaíba - tendas de atendimento com informações e distribuição de material

Quarta-feira, 19 de dezembro 
Teatro da Amrigs – Av. Ipiranga, 5311
20h - Mostra de fotografias - Projeto Borboletas
20h30 - Atitudes que dão Show - Homenagem a personalidades e instituições
21h - Show Musical - Marcos Davi, Daniela Bublitz, Gabriel Schuck e Bruno Schafer

Maria Emilia Portella

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes