Almoço gratuito volta a ser servido no Ginásio Tesourinha

Maria Emília Portella/SMDSE PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Cerca de 280 pessoas estiveram no local nesta sexta-feira
A agilidade do trabalho de servidores e voluntários permitiu a reabertura refeitório temporário no Ginásio Tesourinha antes do prazo previsto. No retorno das refeições gratuitas, nesta sexta-feira, 1°, quase 280 pessoas em situação de rua estiveram no local para almoçar. O serviço foi interrompido em função de um princípio de incêndio no dia 25.

As nutricionistas da Unidade de Segurança Alimentar da Secretaria  Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e a equipe de voluntários da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) chegaram às 8h e já havia gente esperando no portão.

O idoso Raul Soño, de  65 anos, foi o primeiro a chegar. Ele é argentino e está em Porto Alegre há seis anos. Veio para o Brasil em busca de oportunidades de trabalho que não se concretizaram e acabou nas ruas. “Eu venho todos os dias. Fez muita falta esses dias que não teve”.

A nutricionista da SMDSE Vanusa da Rosa explica a importância de servir o almoço. “A nossa preocupação era o retorno o mais rápido possível. Para a maioria, esta é a única refeição do dia. Oferecemos 1.200 calorias/dia, que é o recomendado pelo PAT  (Programa de Alimentação do Trabalhador). Pelo déficit alimentar dessas pessoas, uma refeição equilibrada ao dia já faz muita diferença”, afirma.

Restaurantes Populares - Dois novos restaurantes populares Prato Alegre serão abertos neste mês em Porto Alegre: um na região da Cruzeiro e outro na região central. A unidade da região Central será na rua Garibaldi e a da Cruzeiro na rua Dona Otilia. Os dois locais vão servir 300 refeições por dia, 200 na Garibaldi e 100 na Dona Otília.  Ambos serão geridos pela Organização Social Civil (OSC) Beith Shalom, qualificada em chamamento público e com contrato assinado no dia 18 de outubro.

Maria Emilia Portella

Fabiana Kloeckner