Assistência social é debatida na Região Noroeste

23/07/2019 17:37

A 1ª Pré-Conferência Municipal de Assistência Social aconteceu na sede do Instituto Passos, no bairro Passo d'Areia, na tarde desta terça-feira, 23. Representantes da Região Noroeste se reuniram para abordar o tema “A Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”.

A mesa de abertura foi composta pela presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Vera Ponzio, representante do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Iara da Rosa, e representante dos usuários, Leopoldo Monteiro. Na ocasião, Iara da Rosa destacou o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a impantação em Porto Alegre. Lembrou que a capital gaúcha foi a primeira capital do Brasil a realizar a Conferência de Assistência Social. A presidente da Fasc, Vera Ponzio, falou da importância das pré-conferências, trouxe um panorama geral dos trabalhos realizados pela atual gestão e enfatizou que o objetivo é a garantia de direitos.

Nas pré-conferências, além de discutir, encaminhar e consolidar novas políticas de assistência social para a cidade de Porto Alegre, são eleitos os delegados representantes dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, usuários da Política de Assistência Social, entidades, gestores e acadêmicos que irão representar sua região na etapa Municipal com direito a voto. Os votos definem as demandas a ser levadas e debatidas nas etapas estaduais e nacionais da Conferência de Assistência Social.

As deliberações dos encontros serão levadas para a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, que acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto, no prédio 40 da PUCRS.  Essa é a primeira pré-conferência das 13 que acontecerão na capital gaúcha, contemplando 17 regiões.

Mariana Caldieraro

Fabiana Kloeckner