Desenvolvimento Social e Esporte

Campanha do Agasalho: comunidade judaica arrecada 45 mil peças

02/06/2019 19:33

A secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia, representando o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, participou, neste domingo, 2, do Íon Mitzvah (Dia da Solidariedade), uma iniciativa promovida pela comunidade judaica que recolhe roupas, calçados e cobertores para a Campanha do Agasalho da Prefeitura de Porto Alegre. Foram arrecadadas 45 mil peças.

As doações eram entregues pelos moradores pelas janelas ou nas portarias dos prédios. Cerca de 5 mil peças foram entregues direto no Colégio Israelita que funcionou como QG do evento, e mais 18 toneladas de agasalhos foram arrecadadas ao longo do dia, depois que a caravana passou por bairros da cidade.

Aproximadamente 200 voluntários percorreram, até as 15h, oito bairros da Capital - Auxiliadora, Bom Fim, Floresta, Jardim Botânico, Moinhos de Vento, Petrópolis, Rio Branco e Santana - em caminhões disponibilizados pela Cotravipa, terceirizada da Secretaria de Serviços Urbanos (Surb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Todos os roteiros contaram com o acompanhamento de batedores da Guarda Municipal e das Rondas Ostensivas com apoio de motos do 9º BPM.

A secretária do Desenvolvimento Social e Esporte, que coordena a Campanha do Agasalho, Comandante Nádia,  elogiou a iniciativa: “Poder contar com a Fundação Israelita e com o Colégio Israelita para angariar doações para a Campanha do Agasalho é uma dádiva. Ver os alunos tãoengajados emociona, pois eles estão praticando solidariedade e cidadania, valores tão importantes”.

O presidente da Federação Israelita do RS, Sebastian Watenberg, destacou a reafirmação da experiência coletiva e a força que ela possui. "Tivemos jovens e adultos da comunidade judaica local reunidos para fazer o bem, acreditando no poder transformador da ação voluntária, que é um dos pilares da nossa cultura. Será um inverno muito especial para todos aqueles que se beneficiam da Campanha do Agasalho municipal, e a Federação, junto de toda a comunidade judaica, tem o orgulho de cumprir mais um ano desta jornada"

Às 15h foi realizada a entrega simbólica das doações, que foram encaminhadas à central de triagem da Campanha do Agasalho, onde a secretária e outros voluntários descarregaram os nove caminhões cheios de donativos.

A ação também teve o apoio de uma equipe do Comando Militar do Sul e de voluntários da Polícia Civil  para descarregar os caminhões. A partir desta segunda-feira, 3, será feita a triagem e a contagem individual das peças. Em seguida já será realizada a distribuição para as entidades cadastradas pela Fasc.

Maria Emília Portella

Gilmar Martins