Conferência debate gestão do Sistema Único de Assistência Social

Luis Adriano Madruga/FASC PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Encontro reúne cerca de 500 pessoas no teatro do prédio 40 da PUCRS
Cerca de 500 pessoas participam, nesta quarta-feira, 14, da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Porto Alegre, no teatro do prédio 40 da PUCRS. O encontro busca debater a gestão e o financiamento do Sistema Único da Assistência Social (Suas). Direcionado a representantes de entidades, usuários, trabalhadores do setor e gestores das políticas públicas, o evento segue até esta quinta-feira, 15.

Durante a Conferência, será analisada a política da assistência do Município, levantando propostas e encaminhamentos para melhor atender a população em situação de vulnerabilidade social. “A política da Assistência Social é de todos nós. O desafio é que possamos fazer juntos, reconhecendo as diferenças, com o objetivo de atender de forma eficaz as pessoas beneficiadas por essa política pública. A assistência social precisa ser fortalecida, estar em diálogo permanente com as demais políticas setoriais, para garantir recursos e serviços a esse público”, destaca a presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Vera Ponzio.

Na abertura do encontro, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rodrigo Scaravonato, ressaltou que a Conferência é um espaço de diálogo. “Que possamos sair daqui fortalecendo a assistência social, que faz a diferença para aproximadamente 300 mil pessoas no Município.”

A plateia participou de uma roda de conversa, com a participação da presidente da Fasc, da mestre em Serviço Social, Lea Maria Biasi, e da doutora em Serviço Social, Berenice Rojas Couto. O objetivo foi avaliar, propor e deliberar diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

Programação desta quinta-feira:
8h30 às 12h - Plenária final - votação das deliberações
12h às 13h - Almoço
13h às 14h - Reunião dos segmentos para indicação dos delegados
14h às 17h30 - Continuação da Plenária Final - votação das deliberações
17h30 às 18h - Homologação dos delegados à Conferência Estadual e encerramento.

Mariana Caldieraro

Taís Dimer Dihl