Copa de slalom em cadeira de rodas encerra o Porto Orla Acessível

07/12/2019 20:14
Maria Emília Portella / SMDSE / PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Competição contou com 12 participantes

Com o desafio de passar por dez obstáculos no menor tempo possível, 12 competidores disputaram a segunda Copa Slalom em Cadeiras de Rodas em Porto Alegre. Matheus Ferreira, de Viamão, foi o vencedor na categoria de cadeiras manuais. Cesar Reis Gonçalves ficou com o segundo lugar. A competição encerrou a programação da segunda edição do Porto Orla Acessível.

Os artistas Claus e Vanessa abriram as apresentações culturais, que se estenderam até o início da noite na Orla Moacyr Scliar. O evento é promovido pela Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT/RS) e com apoio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). 

O secretário da SMDSE, Moisés Fraga Gonçalves, agradeceu os parceiros e a equipe que trabalhou no evento. “Foi um trabalho incansável dessa equipe e o resultado foi dos melhores. As atividades esportivas mostraram a integração entre as pessoas, fortalecendo a inclusão ampla. As atrações culturais foram um presente ao público que veio aqui na orla. Foi uma semana de programação e conscientização da necessidade de todos terem oportunidades e serem vistos como iguais. Somos todos iguais e incrivelmente diferentes, um lema perfeito para a política pública de inclusão”, ressalta. 

O procurador do Trabalho, Carlos Carneiro, lembrou de como a parceria iniciou em 2018, numa provocação do diretor de Acessibilidade e Inclusão Social, Jorge Brasil. “Ele nos procurou para ajudarmos a mudar o olhar da população em relação às pessoas com deficiência. Um olhar que possa trazer dignidade e fazer com que essas pessoas possam se inserir no mercado de trabalho, no contexto social e circular de forma mais fácil pela cidade. Nesta edição, comprovamos a pequena grande diferença que gestos como este fazem. Estamos felizes com esta parceria”, enfatiza. 

Com o tema voltado às Paraolimpíadas de Tóquio em 2020, foram realizados aulões com mestres e atletas paraolímpicos do Estado nas modalidades de judô, esgrima, bocha, xadrez e skate, encerrando com a  2ª Copa de Slalom em cadeira de rodas. Dentre as atividades do evento, a população pode participar de uma vivência/circuito no papel de pessoa com deficiência, chamada Espaço Sensorial, percorrendo um trajeto construído e delimitado com os olhos vendados e em cadeira de rodas. Além disso, em todos os dias diversos shows musicais foram apresentados. 

Foram apoiadores da segunda edição do Porto Orla acessível: AB Consultoria, Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs), Instituto Acessibilizar, Associação Gaúcha de Distrofia Muscular (Agadim), Caminhadores RS, Claus e Vanessa, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdepa), Complex Skate Park, Fierro Acessibilidade, Grêmio Náutico União, Karine Rodrigues e Alexandre Ibarra, Markulino’s Especial Kids, Tonho Crocco por Ultramen, Tri Legal, União de Cegos do Rio Grande do Sul (Ucergs), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Associação Judoística do Rio Grande do Sul (Ajurgs), Associação de Servidores da Área de Segurança, Portadores de Deficiência do Rio Grande do Sul (Asasepode), Bloco do Bronx, Sandrinho Gessé, Puro Asthral, Bruno Schafer, Banda Delorean, Edu Garcya, Empresa Pública de Trânsito e Circulação (EPTC), Esporte +, Studio Dez, Instituto Superação, Tchê Barbaridade, Uni Saúde, Consórcio Viva Sul, Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e Secretaria Municipal de Educação (Smed).

 

 

 

Maria Emília Portella

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes