Definida a empresa que retomará obra do CEU da Lomba do Pinheiro

13/05/2019 14:22

A empresa IrmaSchel Engenharia e Construções Ltda foi a vencedora da licitação para a retomada da obra do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) da Lomba do Pinheiro. O resultado está publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta segunda-feira,13. A partir da ordem de inicio, o prazo para a conclusão da obra é até o final de 2019, podendo ser prorrogado.

A empresa que iniciou a obra abandonou o trabalho em maio de 2017 com 80% concluído, mas ocorreram atos de vandalismo e algumas etapas devem ser refeitas. Este é o segundo CEU de Porto Alegre: o da Restinga deve ser inaugurado ainda no primeiro semestre de 2019. Os CEUs contam com uma quadra coberta própria para a prática de vôlei e dois prédios. Um deles abrigará uma biblioteca, um telecentro (informática) e um cineteatro. Os dois CEUs de Porto Alegre estão localizados em regiões com índices de violência e vulnerabilidade social alto.

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Social e Esportes, Moisés Fraga Gonçalves, o benefício que os CEUs trazem para as comunidades é preponderante para a inclusão social. “As opções de atividades que os Centros podem oferecer são importantes para a ocupação do turno inverso de centenas de crianças e adolescentes das regiões beneficiadas, além de promover a integração com as famílias nas atividades culturais”, destaca.

O projeto- - A prefeitura, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), do Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e da Cultura (SMC), realiza as obras dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Restinga e da Lomba do Pinheiro. Cada centro vai beneficiar cerca de 50 mil pessoas do bairro e das imediações. A obra é viabilizada por meio de um convênio com o Ministério da Cidadania. O valor total do investimento para a Lomba do Pinheiro é de R$ 2,02 milhões.

Centros - Os centros integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Os CEUs são executados com recursos do Governo Federal repassados aos estados e municípios, que são responsáveis pelas obras, aquisição de equipamentos e mobiliário, mobilização social e pela posterior gestão do equipamento.

Maria Emília Portella

Gilmar Martins