Desenvolvimento Social e Esporte

Dia D encaminha pessoas com deficiência ao mercado de trabalho

28/03/2019 18:43
Maria Emilia Portella/SMDSE PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Oferta de trabalho nesta quinta-feira foi de 356 vagas por 12 empresas

Com a oferta de 356 vagas por 12 empresas, o Sine Municipal realizou, nesta quinta-feira, 28, mais uma edição do Dia D com atendimento especial a pessoas com deficiência (PCDs). Das 8h às 13h, foram entregues 213 cartas de encaminhamentos para entrevistas de emprego. As empresas atenderam diretamente no Sine 86 pessoas com deficiência.

O diretor Leandro Balardin ressalta que, além de auxiliar as empresas no cumprimento da lei federal 8.213 (Lei das Cotas PCDs), as ações mensais do Dia D Municipal a cada edição apresentam resultados mais significativos. "Estamos conseguindo incluir essas pessoas no mercado de trabalho e lhes possibilitando mais dignidade e independência”, afirma.

A primeira-dama do Município, Tainá Vidal, foi conhecer o evento e conversou com os trabalhadores e os representantes das empresas presentes. “É muito importante esta ação, principalmente porque se vê, nestas pessoas uma superação, uma força de vontade. O Sine realizar esta atividade atende ao que a gestão pública deve fazer na inclusão social dos cidadãos”, salientou.

Nesta edição do Dia D, foi destacada a presença de pessoas com deficiência auditiva. O Sine e os empresários contaram com a colaboração dos alunos de linguagem de libra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS, Campus de Alvorada, para o atendimento.

Adriane Martins de Morais, intérprete de libras, considera a participação de profissionais da área fundamental nas entrevistas. “Somos vitais para que eles possam dialogar com as empresas. Outro ponto importante é as empresas terem em seus quadros funcionários habilitados em linguagem de libras. O nosso mercado de trabalho também está crescendo”, diz ela.

Com a ajuda de Adriane, Maria Elizabeth fez sua entrevista e saiu esperançosa. “Já vim muitas vezes aqui. Não é fácil , mas não desisto. Busco vaga no setor administrativo”, contou. Rosângela  Fátima de Souza também recebeu o auxílio de Adriane. "Sou também auxiliar de produção e acho que desta vez vou conseguir. Hoje estamos mais tranquilos, porque há bastante profissionais de libras nos ajudando”, disse.

O Dia D (programa do Ministério do Trabalho) é uma ação promovida pela Coordenadoria-Geral do Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), responsável pelo Sine Municipal. Até novembro, uma vez por mês, haverá um dia de inclusão social e profissional de PCDs e reabilitados do INSS. As próximas edições serão em 11 de abril, 9 de maio, 6 de junho, 4 de julho, 8 de agosto, 5 de setembro, 3 de outubro, 7 de novembro e 5 de dezembro.

Maria Emilia Portella

Rui Felten