Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha recebe homenagem

25/07/2019 09:00

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) promove nesta quinta-feira, 25, uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latina e Caribenha. O evento ocorre no Plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores, das 14h às 17h, e é organizado pela Coordenadoria da Mulher.

A palestrante convidada é a juíza doutora Karen Pinheiro, que falará sobre Racismo Institucional e contará sua experiência como a primeira juíza negra no Rio Grande do Sul. Também haverá participação de representantes da Marcha do Orgulho Crespo e do Movimento Meninas Crespas.

Para a coordenadora da mulher, Fernanda Machado Inácio, o objetivo é chamar a atenção para o debate sobre as questões da mulher negra. “É muito importante elas saberem que podem ocupar todos os espaços na sociedade. Além disso, a mulher negra está no topo da cadeia de vulnerabilidade. É fundamental ela conhecer as políticas e os serviços de proteção disponíveis no município”, ressalta.

O dia 25 de julho é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional da Mulher Negra Latina e Caribenha desde 1992. Na data, um grupo de mulheres negras da América Latina reuniu-se em Santo Domingo, na República Dominicana, para a realização do primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, onde destacaram os efeitos do machismo e do racismo e assim se organizaram para combatê-los.

No Brasil, em  2014, a Lei nº 12.987/2014 também tornou o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola no século 18, do Vale do Guaporé, em Mato Grosso.

Maria Emilia Portella

Taís Dimer Dihl