Dia do Desafio mobiliza a cidade para a prática de exercícios

29/05/2019 18:03
Eduardo Beleske/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Nelson Marchezan Júnior participou da ação em frente ao Paço Municipal

O dia de sol ajudou na disposição dos servidores municipais para participar do Dia do Desafio, nesta quarta-feira, 29. Em frente ao Paço Municipal, a atividade contou com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior e da secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia. Foi coordenada pelos professores de Educação Física Fernando Dourado e Cláudio Franzen, da Diretoria de Esportes, Recreação e Lazer da SMDSE. A ação envolveu várias secretarias, departamentos e empresas municipais e atraiu ao todo mais de 1.700 pessoas de várias unidades da Prefeitura. "O Dia do Desafio mostrou que todos podemos dedicar, pelo menos, 15 minutos do dia para cuidar da nossa saúde e motivar amigos e familiares a fazer o mesmo”, diz a secretária de Desenvolvimento Social e Esporte.

Para marcar a data, todas as unidades da Diretoria de Esportes, Recreação e Lazer reuniram pessoas jovens e idosos em atividades físicas, mostrando a importância do esporte para a saúde. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) teve a participação de 60 servidores, no pátio do DMLU. A movimentação começou com aula de ginástica laboral, ministrada pelo professor Fernando Dourado, e seguiu com demonstrações de Tai Chi Chuan (arte marcial chinesa) e apresentação da música Se Não Fosse o Gari, composta por servidores do DMLU, para homenagear os colegas em virtude do dia 16 de maio, quando é comemorado o Dia do Gari.

Ivan Junior/Divulgação DMAE PMPA
DMAE
Porto Alegre compete com Campinas na liderança em número de participantes

No Departamento Municipal de Habitação,(Demhab), também foi praticado Tai Chi Chuan, com orientação do professor João Paulo de Medeiros, campeão internacional da modalidade. Pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), 100 funcionários participaram do Dia do Desafio, em sete unidades do órgão, fazendo ginástica laboral para aquecimento e depois se exercitando em atividades recreativas e ritmos de dança. A ação foi desenvolvida pela Equipe de Ginástica Laboral, dentro do programa Dmae + Saudável.

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) promoveu ginástica laboral no saguão. Em sua primeira experiência como voluntária pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS), a estudante de Educação Física Renata Costa comandou a aula, que contou com 25 participantes. “Foi uma oportunidade incrível ver as pessoas em seu ambiente de trabalho saindo da rotina em prol desta data. Foi importante perceber que o desafio também é meu, pois nunca havia ministrado uma aula", comemorou Renata.”

Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), a equipe da Coordenadoria de Promoção Econômica (CPE) realizou atividade lúdica: uma dança das cadeiras com a participação de dezenas de servidores. Também foram distribuídos brindes e camisetas doadas pelo Sesc/RS.

No bairro Bom Jesus, dezenas de pessoas da comunidade também aproveitaram o Dia do Desafio como estímulo à prática de exercícios. As atividades ocorreram na rua e foram coordenadas pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social - Cras Leste 1, unidade pertencente à Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Houve aula de futebol, Taekwondo e zumba e também oficinas de musicalização e artesanato.

Competição - Porto Alegre está competindo com Campinas (SP) para obter a liderança, pelo segundo ano consecutivo, no número de praticantes durante o Dia do Desafio. A cidade que conseguir envolver o maior percentual da população nas atividades vencerá esta disputa amigável, em que o prêmio maior é a adesão à prática de exercícios físicos.

A capital gaúcha está entre as que tradicionalmente agregam um grande número de pessoas em todos os espaços disponíveis. Em 2018,  foi a vencedora, com 492.786 participantes, ou seja, 33% da população. Campinas teve 201.773 pessoas - 17% da população se movimentando.

Maria Emilia Portella

Rui Felten