Diversidade na Rua celebra o dia da visibilidade lésbica

26/08/2019 14:18
Bruno Kopko/Especial SMDSE PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Festa celebrou Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado no dia 29

Cores, música e um dia de sol marcaram o Diversidade na Rua neste final de semana. O evento ocorreu nesse domingo, 25, na rua da República, Cidade Baixa. Com início por volta das 16h, a festa celebrou o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado em 29 de agosto. 

A programação reuniu diversas atrações conhecidas do público. Artistas como Gloria Crystal e os Dj´s Bruno Labres, Davi Castro e Leticia Sartoretto foram alguns dos que animaram a tarde. A Corte da Diversidade de Porto Alegre, eleita na última Parada de Luta LGBTI, também esteve presente no evento.

A atividade foi promovida e realizada pela Unidade de Direitos de Diversidade Sexual e de Gênero da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (UDDSG/SMDSE). Segundo o coordenador da Diversidade, Daniel Boeira "este é um evento para mostrarmos que Porto Alegre é uma cidade plural e acolhedora. Nós precisamos de movimentos assim, públicos, para que a sociedade entenda e inclua essa população no mercado de trabalho, em espaços culturais etc.”  E complement: “Junto com o evento, nós apresentamos pesquisas, nas quais as pessoas podem expressar onde sofrem preconceito no município e quais locais têm mais dificuldade de acesso. São através destas ações que nós mapeamos o trabalho da unidade. Se hoje em dia nós avançamos com o Ambulatório T, por exemplo, é porque há anos começamos este movimento junto com a população LGBTQI+, em busca dos seus direitos”, explica. 

A Unidade de Políticas para Juventude da Diretoria Geral de Direitos Humanos (DGDH/SMDSE) também participou do evento. O coordenador da Juventude, Filipe Tisbierek, destaca a presença da unidade na programação. “Nós temos diversos segmentos e públicos na juventude e precisamos estar aqui participando, valorizando e contribuindo para este dia. Gosto muito de uma frase que escutei há algum tempo e diz: Nós somos todos iguais e incrivelmente diferentes. Então, precisamos respeitar estas diferenças e amar mais, sem preconceitos”, frisa. 

Importância da data – Em 29 de Agosto é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica no Brasil. O dia foi escolhido a partir do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), realizado nesta mesma data em 1996, organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (Colerj) da época. O objetivo é comemorar os avanços dos direitos das mulheres lésbicas e da população LGBT em geral e reafirmar a importância do combate à lesbofobia.

 

 

Eduarda Ferreira ( estagiária) supervisão Maria Emilia Portella

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes