Equipe do União vence o Aberto Porto-Alegrense de Paranatação

17/08/2019 20:34
Filipe Lederhos / SMDSE / PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
O 1º Aberto Porto-Alegrense de Paranatação reuniu, na tarde deste sábado, 17, 59 paraatletas. Foram disputadas nove provas na sede do bairro Moinhos de Vento do Grêmio Náutico União. A equipe do clube, anfitriã do evento, foi a grande campeã. Em segundo lugar, ficou o Projeto Chuá e, em terceiro, a equipe do Instituto Mara Gabrilli.

A competição marca o pré-lançamento da 22ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A ideia é estimular a prática de atividades físicas, além de proporcionar a socialização e inclusão de pessoas com deficiência nesta modalidade. O evento, organizado pela Associação Esporte+ e Grêmio Náutico União, foi promovido pela Diretoria-Geral de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE). Além das medalhas e troféus, os vencedores receberam kits esportivos da Decathlon. Também foram sorteados três jantares pela rede de hotéis Lagheto.

A titular da SMDSE, Comandante Nádia, destaca a relevância dos parceiros. “Parcerias são sempre importantes, porque aproximam as pessoas. Hoje aqui muitos se conheceram e se encontraram, familiares, técnicos e atletas. Ações como essa mostram o olhar sensível e atento da Diretoria de Acessibilidade para a inclusão das Pessoas com Deficiência em todos os setores da sociedade”, ressalta.

O vice-presidente de Esportes do Grêmio Náutico União, Paulo Roberto Prado, abriu a instituição para novos encontros. “Estamos felizes com este evento e disponíveis para que mais competições como esta sejam realizadas aqui no clube”. A vice-presidente da Associação Esporte+, Tais Weber dos Santos, enfatiza que todos os atletas já vencem antes mesmo da competição pela vontade de participar e pela superação, independente de resultados.

O diretor-geral de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDSE, Jorge Brasil, resgatou o histórico das paraolimpíadas no Brasil e no mundo. “O esporte é um instrumento de inclusão social e quebra de barreiras para todos os atletas aqui presentes. O esporte passa por cima das diferenças e oferece uma oportunidade de profissão para muitos que se destacam nas diversas modalidades.”

Participaram nadadores com deficiência física (S1 A S10), visual (S11 A S13), intelectual (S14) e Síndrome de Down (classificados provisoriamente como S21), nascidos até 2007, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia.

O evento também contou com a presença do reitor do Centro Universitário Metodista IPA, Marcos Wesley da Silva. A universidade cedeu a equipe de arbitragem de todas as provas da competição. Também acompanharam a competição o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Nelson Kalil; o presidente da Federação Gaúcha de Esportes Náuticos, Marcos Quadro; o gerente de esportes do GNU, Joel Pedroso; o diretor-geral de Esporte, Recreação e Lazer da SMDSE, Rodrigo Kandrik; a representante do Grupo Hospitalar Conceição, Maribel Lopes; o representante do Ministério Público do Trabalho, Bernardo Schuch, e a assessora técnica da Área de Educação da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul, Cláudia Alfama.

A natação paraolímpica é um esporte destinado a atletas de todos os tipos de deficiência, divididos em dois grupos: os portadores de deficiência visual e todos os outros. As regras são as mesmas da Federação Internacional de Natação Amadora (Fina), com adaptações, em especial, com relação às largadas, viradas e chegadas.

Confira aqui a programação completa da 22ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Maria Emília Portella

Andrea Brasil