Intervenção artística abre o Dia Internacional do Orgulho LGBTI

28/06/2019 08:30
Eduardo Beleske/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Organizadores falaram sobre o evento e a programação em entrevista coletiva nesta quinta-feira

A programação do Dia Internacional do Orgulho LGBTI será aberta nesta sexta-feira, 28, ao meio-dia, com uma intervenção artística do Grupo Conexão Diversidade na Estação Mercado da Trensurb, no Centro Histórico de Porto Alegre. A encenação se estenderá às estações da Trensurb de Canoas e Novo Hamburgo e será uma das atrações da Virada Cultural Sylvinha Brasil, que prossegue no sábado, 29. No domingo, 30, ocorre a Parada de Luta LGBTI, a partir das 15h, com saída do Parque da Redenção em direção à Orla do Guaíba (confira abaixo a programação completa). Neste ano, a prefeitura é parceira da organização dos eventos.

O Grupo Conexão Diversidade nasceu como projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em 2017, e faz um trabalho de acolhimento e discussões sobre questões do universo LGBTI. Entre as diversas atividades abertas ao público gratuitamente, estão oficinas, palestras, seminários, rodas de conversas e sessões de cinema seguidas de debates.

Na tarde desta quinta-feira, 27, representantes da organização da Parada de Luta LGBTI e da prefeitura concederam entrevista coletiva, no Master Hotel, para falar sobre o evento e a programação. Em nome do prefeito Nelson Marchezan Júnior, o vereador Moisés Barboza disse que o Município apoia institucionalmente a luta do movimento e que o combate ao preconceito deve ser de toda a sociedade. “Devemos passar isso para os nossos filhos e procurar construir uma sociedade melhor”, afirma.

Barboza é autor do projeto de lei que incluiu o Dia Internacional do Orgulho LGBTI no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município. A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal no final de abril, e a lei foi sancionada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior no dia 13 de junho.

O coordenador de Diversidade Sexual e de Gênero da Diretoria dos Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Daniel Boeira, enfatizou que a intenção da prefeitura é contribuir para que esses três dias de evento sejam uma oportunidade de diálogo e de informação sobre as políticas públicas desenvolvidas à população LGBTI pelo poder público.

“Não conseguiríamos ter chegado onde chegamos sem parcerias. E se não tivéssemos a prefeitura como parceira, faríamos a parada onde? Este apoio representa um comprometimento do poder público com as nossas pautas, que não termina nos dias de parada”, disse o representante dos organizadores, William Dreyer. “Nosso objetivo é mostrar que existimos, resistimos e também consumimos, porque fazemos parte da sociedade”, acrescentou.

PROGRAMAÇÃO

Dia 28 - Sexta-feira: Virada Cultural Sylvinha Brasil (Centro Municipal de Cultura - avenida Erico Verissimo, 307)

12h10 - Intervenção artística na Estação Mercado Trensurb/Estação Canoas e Novo Hamburgo

14h - Ato pelo 28 de junho e homenagem aos 50 anos de Stonewall

14h30 - Cinedebate sobre o filme Prayers for Bobby, com a participação de Simone D’Ávila, da Coordenadoria LGBTI da Secretaria Municipal da Saúde

14h às 18h – Oficinas e shows

17h - Seminário e roda de conversa sobre Diversidade: 50 anos de resistência

19h - Palestra Guerras Infinitas sobre Representatividade LGBTI na Cultura Pop, com Christian Gonzatti

20h - Sarau literário, com Atena Beauvoir Roveda

20h - Oficina Make Vem Divar, com William Rosa

21h - Espetáculo teatral Rainhas da Noite, com Gloria Crystal, Lauro Ramalho e Everton Barreto

22h - Festa comemorativa aos 50 anos de Stonewall, com Grag DJ Tutty Fruitty

Dia 29 - Sábado: Virada Cultural Sylvinha Brasil (Usina do Gasômetro - Palco)

10h - Cãominhada - Encontro de pets e feira de adoção

10h às 21h - Virada Cultural - Bandas e Show das Drags

16h - Escolha da Corte Diversidade Porto Alegre - com eleição do Mister Diversidade, Miss Diversidade, MissTrans Diversidade e Drag Queen Diversidade

21h às 22h - DJs Letícia Sartoreto, Will Dreher, Rowdy e Place Bass

Dia 30 - Domingo: Parada de Luta LGBTI (Parque Farroupilha - Redenção)

10h - Aulão de Fit Dance

10h às 15h - Concentração da Parada com DJs na Redenção - apresentação de Roberto Seitenfus, Gloria Crystal e a convidada Angel Lisboa

14h - Teatro de Rua

15h - Abertura oficial e Caminhada de Luta LGBTI em direção à Orla do Guaíba, com trios elétricos. Durante o trajeto, haverá o show de Valesca Popozuda.

17h30 às 23h - Shows de Drags e apresentações artísticas

19h - Gravação do clip K-Róu