Jogos Municipais de Estudantes Excepcionais ocorrem neste sábado

22/11/2018 08:46
Ricardo Giusti/PMPA
Jogos Municipais de Estudantes Excepcionais ocorrem neste sábado
Na abertura, será realizado o desfile das delegações

A 46ª edição dos Jogos Municipais de Estudantes Excepcionais (Jomeex) ocorre neste sábado, 24, a partir das 9h, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), na rua Gonçalves Dias, 628, bairro Menino Deus. Na abertura, será realizado o desfile das delegações, com o relato do histórico de cada entidade. Este ano, participam do desfile nove entidades: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae ) João Alfredo, Apae Nazareth, Apae Novo Hamburgo, Apae Gravataí, Apae Sapucaia, Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil (APABB), Centro Abrigado Zona Norte (Cazon), Kinder e o Centro de Reabilitação de Porto Alegre (Cerepal).

Após, ocorrem as provas de atletismo, corrida, caminhada e arremesso de peso e pelota. Os jogos têm como objetivo incluir e promover a integração entre os atletas com deficiência intelectual, professores, familiares e comunidade em geral, por meio de competições participativas, respeitando os preceitos esportivos universais.

Participantes - Estão inscritos 422 atletas, que participam nas categorias: Mirim (6 a 9 anos), Infantil (10 a 14 anos), Juvenil (15 a 24 anos), Adulto (25 a 34 anos), feminino e masculino. “Este evento é um dos mais bonitos e gratificantes onde atuamos, que tem por principais características a alegria e a superação. Ele se enquadra na categoria do esporte de participação. O desfile é um dos principais momentos dos jogos”, diz o coordenador do Jomeex, professor Sérgio Ricardo Santos Júnior.

O professor Alex Baum, da Apae Nazareth, ressalta a importância da participação da sociedade no evento, para conhecer melhor a realidade das pessoas com deficiência intelectual. “O Jomeex é importante para mostrar que todos estes estudantes, com auxílio dos profissionais e principalmente da família, podem fazer tudo. Claro que com suas adaptações, mas podem fazer.”

Jogos Municipais de Estudantes Excepcionais - Foram instituídos pela Lei 8.191, de 1998. O evento é realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Esporte, por meio da Diretoria do Esporte, Recreação e Lazer, em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto Alegre (Apae).

Maria Emília Portella

Denise Righi