Liberados os recursos para empreendimentos na avenida Tronco

01/01/2019 09:02

Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO

O ano encerra com uma boa notícia para as famílias que viviam no traçado da avenida Tronco. A Caixa Econômica Federal liberou, na sexta-feira, 28, os recursos para que a prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), contrate a construção dos três empreendimentos destinados ao assentamento das famílias que optaram pelo aluguel social, na primeira etapa da obra da avenida Tronco.

Com um investimento total de R$ 31,3 milhões, serão construídas 356 unidades em três condomínios: Jacuí, Banco da Província e Dona Zaida, que devem ser entregues em um prazo de 18 a 24 meses. O diretor-geral do Demhab, Mário Machezan, destaca o significado desta liberação. “Os projetos estão todos aprovados e liberados. Agora temos mais uma grande ferramenta para reassentar as famílias do local de forma digna e permitir o andamento tranquilo das obras da avenida”, afirma.

Obras - A Tronco faz parte do conjunto de obras de mobilidade urbana da Capital. As obras começaram em 2012 e foram paralisadas em 2016. Foram retomadas em junho de 2018 e a previsão é que a conclusão seja em 2020. O consórcio responsável pela obra é formado pela Construtora Pelotense, Toniolo Busnello e Brasília Guaíba

Famílias-  Para a obra foi necessária a remoção das famílias que tinham residências no traçado da avenida. Foram oferecidas duas opções: aluguel social ou bônus moradia. As que escolheram o aluguel social aguardam a construção das unidades. As que optaram pelo bônus recebem uma indenização para a compra de uma nova residência em novo local. Ao todo são 195 famílias cadastradas para o bônus e com garantia de recurso financeiro empenhado. As primeiras novas escrituras desta etapa foram assinadas no início de dezembro. Na medida em que os documentos dos vendedores dos imóveis são recebidos e aprovados pela Caixa Econômica Federal, os valores são repassados diretamente aos proprietários.

Maria Emília Portella

Gilmar Martins