Mobilização visa a envolver comunidade na gestão do CEU Restinga

18/09/2018 18:35

Com o objetivo de envolver a comunidade para participar da gestão do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Restinga, a equipe que forma a Unidade Gestora Local (UGL), com representantes das secretarias municipais, começou nesta terça-feira, 18, a segunda etapa da mobilização social. Realizado entre os meses de julho e dezembro, o cronograma prevê um total de cinco meses de ação como está no plano de trabalho do convênio entre a prefeitura e o Governo Federal.

Nesta segunda etapa será estruturada a Jornada de Gestão onde a comunidade será orientada para organizar um ano de programação do CEU. Por ser uma praça pública, o CEU permite aos usuários livre acesso, nos três turnos, às atividades oferecidas, além de participação direta da comunidade na programação dos diferentes espaços. Na primeira rodada, o grupo da UGL visitou os fóruns mais populares da Restinga, explicando o projeto e o processo de implantação

A mobilização social é a criação de um espaço público de encontro, debate e construção de agendas coletivas. Espaço que deve funcionar para articulação entre a comunidade, entidades e o poder público para múltiplas atividades, tornando-se referência no território local.  “Nos Centros de Artes e Esportes Unificados, a mobilização social é uma ferramenta importante  para o comprometimento da participação social durante o processo de implantação do equipamento, visando a potencializar sua gestão”, explica a representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte na UGL, Denise Flores.

De acordo com a cartilha de implantação, a mobilização social das comunidades que receberão os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) é fundamental para promover o sentimento de apropriação da comunidade do novo equipamento público; fortalecer e capacitar grupos da comunidade para que possam exercer, em parceria com o poder público, a gestão do equipamento, incluindo o planejamento dos usos e da programação; aproximar comunidade, poder público local e entidades atuantes na área, fortalecendo o trabalho conjunto em torno do espaço e de outros projetos e políticas públicas que venham a ser implementados no local.

Edital - Até dia 1º de outubro está aberto para inscrições de interessados o edital de chamamento público para seleção de Organização da Sociedade Civil com vistas a firmar termo de colaboração com o município, pelo período de um mês, a contar da data da assinatura do respectivo termo, para fins de provimento de equipe multiprofissional para a execução de oficinas de mobilização social previstas no projeto Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Restinga. A mobilização terá a duração de 30 dias. Informações adicionais, bem como cópia do edital e de seus anexos, estão disponíveis neste endereço eletrônico.

A prefeitura, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), do Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e da Cultura (SMC), reiniciou as obras do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Restinga, localizado na rua Arno Horn, 211, em novembro de 2017. A execução do centro, que beneficiará cerca de 50 mil pessoas do bairro e das imediações, é viabilizada por meio de um convênio com o Ministério da Cultura. Para a continuidade da obra serão investidos R$ 1.387.958,88.

O CEU da Restinga contará com uma quadra coberta própria para a prática de vôlei e dois prédios. Um deles abrigará uma biblioteca, um telecentro (informática) e um cineteatro. Na outra edificação haverá uma sala multiuso e um espaço para o Centro de Relações Institucionais Participativas (Crip).

Centros - Os centros integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. A gestão dos CEUs é compartilhada entre as prefeituras e as comunidades, com a formação de um grupo gestor, que fica encarregado de criar um plano de gestão e também conceber o uso e programação dos equipamentos.

Os CEUs são executados com recursos do Governo Federal repassados aos entes federados, que são responsáveis pelas obras, aquisição de equipamentos e mobiliário, mobilização social e pela posterior gestão do equipamento.

Gilmar Martins