Norte e Nordeste têm pré-Conferência da Criança e do Adolescente

28/08/2018 17:53

A Pré-Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente das regiões Norte e Noroeste foi realizada na tarde desta terça-feira, 28, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Noroeste, unidade da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Estiveram presentes cerca de cem crianças do Serviço de Convivência e  Fortalecimento de Vínculos, do Projovem e de quatro escolas municipais. A iniciativa do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) tem o objetivo de garantir a interlocução com as 17 redes de atendimento à Infância. A Conferência será realizada em novembro.

No início da programação, as crianças apresentaram peças teatrais adaptadas à realidade de suas comunidades e convivência, como a Cigarra e a Formiga, que destacou valores de lazer e trabalho. Na sequência, a coordenadora do Programa Ação Rua da região, Paulina Gonçalves, revisou o tema da 11ª Conferência de 2018: os direitos da criança e do adolescente, à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à liberdade de convivência familiar e comunitária. Paulina Gonçalves destacou, também, os responsáveis por esses direitos, desde a família, passando pelos mestres até as autoridades. "Toda criança tem direito a uma vida feliz, para um futuro melhor.”

O primeiro eixo temático da conferência trabalha a garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social. Outros eixos temáticos tratam da prevenção e enfrentamento da violência contra a criança e adolescente e a participação, comunicação social e o protagonismo deste público.

Gilmar Martins