Porto Alegre integra Rede Latino-americana de Cidades Arco Íris

24/06/2019 18:24
SMDSE/Divulgação PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Entidade reúne exemplos de ações e políticas públicas para garantia de direitos LGBTI

A capital gaúcha está entre as três novas cidades que passam a integrar a Rede Latino-Americana de Cidades Arco Íris. O anúncio foi feito em São Paulo durante a 3ª Assembleia da Rede, realizada entre os dias 20 e 23 de junho, como parte da programação da 23ª Parada do Orgulho LGBTI. O coordenador da Diversidade Sexual e de Gênero da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), Daniel Boeira, representou a prefeitura no encontro. “A Rede é um grupo de troca de experiências e exemplos de ações e políticas públicas para a garantia de direitos LGBTI. É muito importante este ingresso dePorto Alegre, que fica reconhecida como uma cidade que respeita os diferentes e se preocupa com a inclusão de todos”, ressalta Daniel.

Além de Porto Alegre, também passam a fazer parte do grupo as cidades de Guarulhos (SP) e Recife (PE). A Rede Latino-Americana de Cidades Arco-Íris (RLCA) propõe um sistema regional comum para o intercâmbio de experiências, políticas e programas entre as grandes metrópoles, de modo a contribuir para o equilíbrio das decisões adotadas, analisar e apoiar políticas públicas para o setor e buscar o apoio dos cidadãos, sociedade civil organizada, instituições acadêmicas e governos da América Latina. Atualmente fazem parte da RLCA as cidades de Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México, Medellín, Montevidéu, São Paulo, Queretaro, Quilicura, Quito e Rosário.

A RLCA propõe, também, a constituição conjunta de planos mais amplos de direitos para pessoas LGBTI no nível local e trabalha para se consolidar enquanto referência na América Latina. Em coordenação com as cidades-membro, busca incentivar iniciativas para beneficiar as regiões, que possam ser replicadas.

Em 2019, a Prefeitura de Porto Alegre é parceira da Parada de Luta que será realizada nos dias 28, 29 e 30, dentro da programação da comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI, 28 de junho.

Maria Emília Portella

Gilmar Martins