Praticantes de futebol de mesa disputam competição

30/03/2019 21:28

O ginásio Lupi Martins recebeu, neste sábado, 30, mais uma edição do Torneio de Futebol de Mesa, com 65 praticantes de nove departamentos de clubes na disputa do troféu. O evento é tradicionalmente realizado na Semana de Porto Alegre e integra o calendário da Liga Gaúcha de Futebol de Mesa, contando pontos para o estadual.

Os jogadores foram divididos em 13 grupos de cinco integrantes para disputar as categorias ouro, prata e infantil. O campeão da série ouro foi Vitor Machado, da série prata foi Roberto “Fred” e da infantil, João “Minhoquinha”.

A competição é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, por meio da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer. O coordenador do evento, Cláudio Miranda, diz que o plano é criar mais um torneio. “Seguimos a regra gaúcha do jogo nesta competição, mas queremos trazer para Porto Alegre também um torneio com a regra brasileira e ampliar ainda mais o número de participantes”, revela.

O presidente da Liga Gaúcha, Adriano Pickrodt, afirma que a cada ano tem crescido o número de botonistas, jogadores de futebol de botão. “Há quatro anos havia 60 e hoje temos 180 participantes de forma ativa. Os departamentos também cresceram. Eram cinco e hoje estamos com nove”.

Pickrodt ressalta o interesse da nova geração para o jogo, com a participação dos filhos de botonistas mais antigos. João Vitor, de 10 anos, é um deles. Joga há um ano e já foi campeão. “Comecei graças a meu pai, que me deu um time de presente. Eu acompanhava o meu pai, praticava e participava de campeonato. Tenho várias medalhas. E tenho sete times”. Já Luiz Fernando Scherer é o  mais antigo integrante da liga, joga há mais de 20 anos. “Isto é um lazer que reúne amigos. O torneio é nosso auge. Jogamos durante a semana no departamento e aqui se juntam vários outros. Trocamos experiências e fazemos novos amigos”, destaca.

Regra gaúcha - O diferencial das regras é o tamanho do tablado e do botão. No Rio Grande do Sul, é usado um campo de 1,8 metro. Cada equipe possui dez botões e um goleiro (única peça retangular). A partida tem duração de 30 minutos, dividida em dois tempos. O jogador de Futebol de Mesa é chamado de botonista.

Maria Emília Portella

Andrea Brasil