Secretarias capacitam servidores no programa Escola + Paz

14/12/2018 09:00

Nesta sexta-feira, 14, às 17h, 40 servidores das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e Educação (Smed), receberão certificados de conclusão da primeira etapa do curso de Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz.

A capacitação é realizada pelo Governo do Estado, por meio do programa Escola + Paz, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave) e o Programa de Oportunidades e Direitos (POD).

A partir da formação, os servidores poderão atuar como facilitadores dos Círculos de Construção de Paz. Os círculos são processos de diálogo que possibilitam identificar e compreender as causas e necessidades implícitas nos conflitos e a busca de sua transformação em atmosfera de segurança e respeito. O método aplicado é estruturado com base nos princípios e valores das práticas restaurativas e da cultura da paz e pode ser utilizado em vários espaços de convivência social. O resultado é uma melhor comunicação nas comunidades e conflitos transformados em ações criativas e positivas.

“Essa capacitação marca o início de um trabalho para a implantação do modelo de justiça restaurativa e círculos de paz na rede municipal de Educação e Assistência Social de Porto Alegre. O objetivo é, num espaço seguro,   possibilitar uma reflexão sobre situações de exclusão, negligência e violência”, explica a secretária municipal de  Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Russo.

A SMDSE já realizou cinco círculos de paz nos bairros Lomba do Pinheiro, Cruzeiro, Rubem Berta, Restinga e Chapéu do Sol. O Escola + Paz ocorrerá por meio da formação e suporte de um grupo de multiplicadores que deverá formar outros 1.200 facilitadores de práticas restaurativas.

Maria Emilia Portella

Andrea Brasil