Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Desenvolvimento Social e Esporte

Servidoras participam de encontro sobre violência contra a mulher

15/03/2019 17:50
Camila Bengo/SMDSE PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Jurista Ellen Martins falou no evento, com enfoque na Lei Maria da Penha

Servidoras do município participaram, na tarde desta sexta-feira, 15, de um encontro sobre a violência contra a mulher, com enfoque na Lei Maria da Penha. O evento foi promovido pela Unidade de Direitos da Mulher da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE). 

As servidoras assistiram a uma palestra da jurista Ellen Martins, presidente da Comissão do Direito da Mulher de Porto Alegre, da Associação Brasileira de Advogados. Ela destacou a importância de compreender as diferentes formas de manifestação da violência contra as mulheres para poder combatê-la. “No âmbito da lei, o feminicídio em nada se difere de uma violência psicológica. Tudo é violência, a violência psicológica é tão violência quanto a física. É esta a barreira que precisamos ultrapassar com esse tipo de formação, para que todas saibam que nenhum tipo de violência é admissível”, ressaltou. 

Para a coordenadora da Unidade de Direitos da Mulher da SMDSE, Fernanda Machado, é necessário ultrapassar o senso comum de que apenas mulheres em situação de vulnerabilidade social estão sujeitas a sofrer algum tipo de violência doméstica. Segundo relatório divulgado pelo Observatório Estadual da Segurança Pública, foram registrados mais de 21 mil casos de lesões corporais contra mulheres, mais de 37 mil ameaças, 1.712 casos de estupro e 117 feminicídios consumados no Rio Grande do Sul em 2018. 

Integrando a agenda da Unidade, outros encontros e palestras sobre o tema serão realizados nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e espaços comunitários nos bairros de Porto Alegre ao longo do ano. O município também conta com o Centro de Referência da Mulher Márcia Calixto (CRAM), na Rua dos Andradas, 1631 – sala 301, que oferece acolhimento e atendimento especializado para mulheres vítimas de violência doméstica, das 8h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. 

 Saiba onde procurar ajuda em situação de violência doméstica

Disque 180 – central de atendimento 24h dedicada à mulher

Telefone Lilás – 0800.541.0803

Centro de Referência da Mulher Márcia Calixto (CRAM) - 3289-5110

Centro Estadual de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado – CRMVAM/RS

Delegacias Especializadas da Mulher – DEAM

Delegacias de Polícia

Brigada Militar

Centros de Referência em Assistência Social – CRAS

Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS

Unidades Básicas de Saúde - UBS
 

 

 

Camila Bengo ( estagiária) Supervisão: Maria Emilia Portella

Rui Felten