Sine faz Dia D especial do trabalhador e preenche 186 vagas

Maria Emília Portella / SMDSE / PMPA
EMPREGO
Foram preenchidas 186 vagas presenciais

Na manhã desta quinta-feira, 2, houve uma grande movimentação na esquina entre as avenidas Sepúlveda e Mauá. Desde a madrugada, pessoas aguardavam para participar do Dia D, do Sine Municipal, que ocorreu entre 8h30min e 14h. Em homenagem ao Dia do Trabalhador, 1º, uma programação diferenciada foi oferecida. Os presentes puderam contar com tratamento estético, a cargo de um instituto, ações de saúde e palestras para orientação sobre atitude correta durante as entrevistas. Outra iniciativa não rotineira foi a participação de 32 empresas, oferencendo 186 vagas, que foram preenchidas no local. As demais pessoas receberam cartas de encaminhamento. Foram mais de 400 vagas em diversas áreas.

A ação foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, por meio da Diretoria-Geral de Trabalho, Emprego e Renda em parceria com a Diretoria-Geral da Acessibilidade. O projeto acontece sempre na primeira quinta-feira do mês e destina vagas de emprego a pessoas com deficiência ou reabilitados do INSS.

Para o diretor-geral do Trabalho, Emprego e Renda e do Sine Municipal, Nelson Beron, um grande problema enfrentado pelos recrutadores foi a falta de qualificação dos candidatos. “Qualificação e estudo são partes importantíssimas do processo de seleção. Principalmente nos dias de hoje, que vivemos uma mudança muito grande em relação às novas profissões e à tecnologia. Cada vez mais a qualificação é necessária, seja ela através de cursos EAD, seja ela através de um estudo, de uma formação acadêmica, secundarista ou técnica”, ressalta.

Nelson afirmou que muitas vezes sobram postos de trabalho porque as pessoas não possuem a qualificação mínima exigida pela empresa. O Sine oferece a escola do trabalhador, que tem cursos como introdução ao português, currículo, word, excel, e alguns mais amplos, com palestras em relação ao comportamento, motivação, vestimenta, que, inclusive, conta com o apoio do Cabide Solidário – arrecadação de roupas e calçados adequados para entrevistas de emprego, para a doação aos trabalhadores que necessitarem de uma melhor apresentação em processos seletivos e no dia a dia de trabalho.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Esporte em exercício, Moisés Fraga, o número de desemprego das pessoas com deficiência não está diminuindo, e aí entra a importância do Sine. “É a nossa ferramenta facilitadora entre as empresas e aqueles que buscam vagas. Estamos trabalhando para baixar esses índices, realizando ação como esta, que ocorre aqui hoje”, avalia. Fraga destacou, ainda, que não se pode esquecer da inserção social da pessoa com deficiência, adaptando o local de trabalho para que ela sinta-se valorizada e não discriminada.

Na ação de hoje foram atendidas 125 pessoas com deficiência, 569 entrevistas realizadas, 186 vagas presenciais preenchidas. Nestas últimas, os selecionados passarão por recrutamento interno das empresas. Além de vagas para pessoas com deficiência, houve encaminhamentos para entrevista de empregos regulares.

Andrea Pinto Schoeler

Matheus Beust