Sol e parque lotado na Festa Municipal das Crianças

14/10/2018 19:22
Maria Emilia Portella/SMDSE/PMPA
SMDES

A tarde de sol deste domingo, 14, possibilitou que quase 3 mil pessoas, entre crianças e adultos, participassem da Festa Municipal das Crianças no Parque Marinha do Brasil. Das 14h às 18h, as famílias se divertiram nas dezenas de atividades oferecidas. Os esportes radicais, como o rapel, a tirolesa e a travessia na corda, foram os mais procurados. As crianças participaram dos esportes radicais acompanhadas por monitores e usaram equipamentos de segurança. O evento contou com palco interativo, com animação do MC Rondon e sorteios de brindes. Personagens do cinema, televisão e quadrinhos chamaram a atenção e posaram para fotos com os pequenos fãs.

A promoção é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, por meio da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer, em parceria com o sistema Fecomércio/Sesc. “Agradecemos ao Sesc, mais uma vez parceiro da prefeitura neste evento. A festa proporciona momentos de alegria e diversão para as crianças, e de confraternização para as famílias. Além disso, aproxima mais a comunidade do excelente espaço que é o Parque Marinhaâ€, destacou a secretária Denise Russo.

A novidade este ano foi o passeio a cavalo, proporcionado pelo Exército, por meio do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda do Regimento Osório. O coordenador do grupo, tenente Matheus Silveira Wolschick, falou sobre a atividade. “Nós procuramos participar desses eventos para nos aproximarmos da população. O passeio a cavalo é uma atividade lúdica, que proporciona às crianças interagirem com a natureza animal. É uma atividade muito diferente do que elas têm no dia a dia da cidadeâ€, enfatizou.

As filas eram grandes nos brinquedos infláveis, camas elásticas, oficinas de patinação, tênis, xadrez e futebol de mesa. Outras atividades que despertaram muita curiosidade, desta vez dos adolescentes, foram as oficinas de beisebol e o rugby.

EPTC - A garotada recebeu orientações sobre como andar de bicicleta com segurança, com dicas dos agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e de representantes da Escolinha Dudu Bike, que apoiou a atividade. A equipe da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da EPTC também realizou abordagens, com a entrega de material educativo. De acordo com o agente da EPTC, Luciano Ronei Pinto, é importante circular em locais adequados e seguros. “Os pais têm que dar segurança para quem está aprendendo a pedalar, levar em lugares adequados e não esquecer dos equipamentos de proteção. Além disso, pedalar integra as pessoas, possibilita fazer novos amigosâ€, comenta.

A Festa Municipal das Crianças também teve a  parceria do Internacional, Grêmio, Comando Militar do Sul, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, EPTC, Instituto do Câncer Infantil, Luky Vieira Hair, Bazar Mimo, Metrópole Xadrez Clube, Farrapos Beisebol Clube, Guasca Rugby, Cusco Voador e MK Eletrônica.

Andrea Brasil