Adote um Escritor recebe inscrições de 112 autores e 30 editoras

09/04/2019 15:39
Manoelle Duarte/SMED PMPA
Os recursos totais destinados ao programa são de R$ 580 mil

Um total de 112 autores e de 30 editoras inscreveram-se para participar da edição deste ano do programa Adote um Escritor, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) junto à rede municipal de ensino. Neste ano, a secretaria inaugurou o novo formato do programa, que a passa a funcionar por adesão, a fim de democratizar o acesso e diversificar o número de parceiros. O lançamento oficial para as escolas está previsto para o final de abril, na Smed. “Este resultado mostra que havia uma grande quantidade de autores e empresas que queriam participar mas não sabiam como. Agora, trabalharemos com um universo maior de possibilidades para as escolas”, comemora o secretário Adriano Naves de Brito. No ano passado, 20 autores visitaram as escolas.

Após o fechamento das inscrições, na sexta-feira passada, agora segue a etapa de análise dos formulários para a curadoria dos livros, que, pela primeira vez, em 17 anos de programa, será realizada exclusivamente pela própria Smed. A lista com os autores selecionados e suas respectivas obras será enviada às escolas, que apontarão cinco opções por ordem de preferência de “autor adotado”. A Smed, então, fará o contato com os escritores e organizará a distribuição da visita deles às escolas, que é a essência do programa, depois de alunos e professores trabalharem os livros do autor adotado durante o ano.

A partir daí, as editoras e distribuidoras participantes do programa deverão ofertar os livros dos autores adotados diretamente às escolas, que poderão adquirir obras também para os acervos das bibliotecas escolares. Os recursos totais destinados ao programa são de R$ 580 mil, com verbas também para o deslocamento dos alunos à Feira do Livro de Porto Alegre, com pelo menos um ônibus por escola.

Um dos benefícios do novo modelo do programa é que, sem mais a intermediação do antigo e único parceiro do programa, muitas editoras procuraram a Biblioteca da Smed para apresentação de suas publicações com doações para o acervo. “A Smed nunca recebia os livros das editoras, que ficavam com a Câmara Rio-Grandense do Livro. Agora eles estão disponíveis para toda a cidade na Biblioteca da Smed”, ressalta o secretário.

Investimento – Os recursos serão de R$ 580.120 em 2019. O orçamento pode ser utilizado na aquisição de livros para o programa e para as bibliotecas escolares, na visita à Feira do Livro de Porto Alegre e no pagamento do cachê do autor no momento da visita. O Adote um Escritor faz parte do Redes pela Leitura, política da Smed para fortalecer a leitura escolar. A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ilha da Pintada, por exemplo, recebeu o escritor Ricardo Silvestrin na sexta-feira, 22 de março.

O Adote um Escritor integra o escopo do programa Redes pela Leitura, a política de fortalecimento da leitura da Smed para os alunos das redes municipal e comunitária de ensino.

Cristina Lac

Matheus Beust