Alunos de inclusão têm formatura em programa de geração de renda

11/06/2019 18:57
Manoelle Duarte/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Iniciativa prepara jovens com deficiência para o mundo do trabalho e inserção na cultura e cidadania

Onze alunos de inclusão da rede municipal de ensino atendidos pela política de Educação Especial da Prefeitura de Porto Alegre receberam, nesta terça-feira, 11, seus diplomas de formatura do Programa de Trabalho Educativo (PTE), desenvolvido há 25 anos pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). A iniciativa prepara jovens com deficiência física, intelectual e transtorno do espectro autista para o mundo do trabalho e atividades de geração de renda, bem como para inserção na cultura e cidadania.

Os formandos são estudantes das escolas públicas municipais regulares e especiais em fase de conclusão do Ensino Fundamental, e finalizaram seus programas de estágio remunerado em secretarias e autarquias do Município, na Câmara de Vereadores ou nos cursos de aprendizagem do sistema S – são 41 vagas garantidas por lei para os alunos especiais.

A cerimônia ocorreu no auditório da Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer, no bairro Medianeira, e foi marcada pela alegria e emoção dos jovens junto a professores, familiares, amigos e ex-alunos do programa. O grupo de dança da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Tristão Sucupira Vianna, da Restinga, apresentou uma coreografia baseada na tradição portuguesa, com arcos floridos e roupas típicas.

Para completar o momento, também foram realizadas as tradicionais atividades de confraternização da turma, com a exibição de um vídeo com depoimentos sobre o aprendizado no PTE e as expectativas para o futuro. Aprender a tomar um ônibus e fazer deslocamentos sozinhos estiveram entre as conquistas mais lembradas.

Os alunos da plateia atendidos pelo programa que ainda não se formaram também foram convidados a falar no microfone, expressando a sua forte autoestima e os sentimentos de pertencimento conquistados junto ao grupo. “Eu quero trabalhar para ter meu dinheiro e poder pagar a mensalidade do aplicativo Netflix e ajudar a minha avó”, contou entusiasmado Isaías Soares da Silva, 15 anos, da Emef Campos do Cristal, que buscará uma vaga de distribuidor de produtos em prateleiras.

Programa de Trabalho Educativo – O PTE atende alunos a partir dos 14 anos. Antes de progredir para o estágio profissional, eles participam dos chamados grupos operativos, em encontros semanais, onde aprendem sobre os diversos elementos importantes para o ingresso no mundo do trabalho: pontualidade, higiene, vestuário adequado, disciplina, cordialidade, e também os requisitos legais, como a Carteira de Identidade e a Carteira de Trabalho. Atualmente, são 200 alunos atendidos, que também participam de palestras e debates sobre temas dominantes do cotidiano e fazem visitas a empresas inclusivas para conhecer seu funcionamento.

Entre as funções desempenhadas nos estágios, estão as de auxiliar de escritório e biblioteca, organização de arquivos e pastas, lançamento de dados em sistemas digitais, protocolo e entrega de documentos, e portaria, entre outras. Já que, dependendo do grau de deficiência, nem todos conseguem se adaptar às rotinas do mercado formal, O PTE atua também no direcionamento para outras perspectivas de trabalho, como a venda de artesanato, a marcenaria, a jardinagem, a música, o empreendedorismo e o cooperativismo.

De acordo com a coordenadora de Educação Especial da Smed, Cláudia Amaral, presente à cerimônia juntamente com sua coordenadora técnica, Rosângela Alves, o que é vital para uma sociedade inclusiva são as oportunidades. “Todos podem aprender, todos têm habilidades, potencialidades e competências possíveis, independentemente de suas condições. Basta olhar.”

Os formandos

Gabriel Castro – Emeef Elyseu Paglioli – Local do estágio: Câmara de Vereadores

Gabriel Sidnei Seferin da Costa – Emef Larry Alves – Local do estágio: SMDE

Lucas Moreira Aguirre – Emef Moradas da Hípica – Local do estágio: Câmara de Vereadores