Alunos de inclusão têm formatura em programa de geração de renda
Onze alunos de inclusão da rede municipal de ensino atendidos pela política de Educação Especial da Prefeitura de Porto Alegre receberam, nesta terça-feira, 11, seus diplomas de formatura do Programa de Trabalho Educativo (PTE), desenvolvido há 25 anos pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). A iniciativa prepara jovens com deficiência física, intelectual e transtorno do espectro autista para o mundo do trabalho e atividades de geração de renda, bem como para inserção na cultura e cidadania.
Os formandos são estudantes das escolas públicas municipais regulares e especiais em fase de conclusão do Ensino Fundamental, e finalizaram seus programas de estágio remunerado em secretarias e autarquias do Município, na Câmara de Vereadores ou nos cursos de aprendizagem do sistema S – são 41 vagas garantidas por lei para os alunos especiais.
A cerimônia ocorreu no auditório da Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer, no bairro Medianeira, e foi marcada pela alegria e emoção dos jovens junto a professores, familiares, amigos e ex-alunos do programa. O grupo de dança da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Tristão Sucupira Vianna, da Restinga, apresentou uma coreografia baseada na tradição portuguesa, com arcos floridos e roupas típicas.
Para completar o momento, também foram realizadas as tradicionais atividades de confraternização da turma, com a exibição de um vídeo com depoimentos sobre o aprendizado no PTE e as expectativas para o futuro. Aprender a tomar um ônibus e fazer deslocamentos sozinhos estiveram entre as conquistas mais lembradas.
Os alunos da plateia atendidos pelo programa que ainda não se formaram também foram convidados a falar no microfone, expressando a sua forte autoestima e os sentimentos de pertencimento conquistados junto ao grupo. “Eu quero trabalhar para ter meu dinheiro e poder pagar a mensalidade do aplicativo Netflix e ajudar a minha avó”, contou entusiasmado Isaías Soares da Silva, 15 anos, da Emef Campos do Cristal, que buscará uma vaga de distribuidor de produtos em prateleiras.
Programa de Trabalho Educativo – O PTE atende alunos a partir dos 14 anos. Antes de progredir para o estágio profissional, eles participam dos chamados grupos operativos, em encontros semanais, onde aprendem sobre os diversos elementos importantes para o ingresso no mundo do trabalho: pontualidade, higiene, vestuário adequado, disciplina, cordialidade, e também os requisitos legais, como a Carteira de Identidade e a Carteira de Trabalho. Atualmente, são 200 alunos atendidos, que também participam de palestras e debates sobre temas dominantes do cotidiano e fazem visitas a empresas inclusivas para conhecer seu funcionamento.
Entre as funções desempenhadas nos estágios, estão as de auxiliar de escritório e biblioteca, organização de arquivos e pastas, lançamento de dados em sistemas digitais, protocolo e entrega de documentos, e portaria, entre outras. Já que, dependendo do grau de deficiência, nem todos conseguem se adaptar às rotinas do mercado formal, O PTE atua também no direcionamento para outras perspectivas de trabalho, como a venda de artesanato, a marcenaria, a jardinagem, a música, o empreendedorismo e o cooperativismo.
De acordo com a coordenadora de Educação Especial da Smed, Cláudia Amaral, presente à cerimônia juntamente com sua coordenadora técnica, Rosângela Alves, o que é vital para uma sociedade inclusiva são as oportunidades. “Todos podem aprender, todos têm habilidades, potencialidades e competências possíveis, independentemente de suas condições. Basta olhar.”
Os formandos
Gabriel Castro – Emeef Elyseu Paglioli – Local do estágio: Câmara de Vereadores
Gabriel Sidnei Seferin da Costa – Emef Larry Alves – Local do estágio: SMDE
Lucas Moreira Aguirre – Emef Moradas da Hípica – Local do estágio: Câmara de Vereadores
Lucas Rodrigues da Silva – Emeef Elyseu Paglioli – Local do estágio: Câmara de Vereadores
Indiana Amaral Garcia – Emef Teixeira – Local do estágio: Smed/Emef Anísio Teixeira
Jonatas Demétrio da Silva – Emef de Surdos Bilingue Salomão Watnick – Local do estágio: Smam/Parque Marinha
Leandro de Limas Magalhães – Emef Campos do Cristal – Local do estágio: Smed
Maria Heloiza Soares Silveira – Emeef Tristão Sucupira Vianna – Curso Senac/Supermercado Assum
Milena da Silva Marremaker – Emef Chico Mendes – Local de estágio: Smed
Rafael da Silva Vitorino – Emef de Surdos Bilingue Salomão Watnick – Local do estágio: SMDSE/Cecopam
Roberta da Cunha Menezes – Emef Antônio Giúdice – Local de Estágio: Emei Humaitá e CMET Paulo Freire
Tarak Fayad Golle Portella – Emeef Elyseu Paglioli – Local de estágio: DMLU
Vitor Matheus Meirelles Correia – Emeef Tristão Sucupira Vianna
Ygor Moura Kercher – Emeef Elyseu Paglioli – Local do estágio: Smed
Rui Felten