Avaliação da aprendizagem dos alunos deve começar em maio

25/04/2019 19:51
Manoelle Duarte/SMED PMPA
Anúncio foi feito pelo secretário Adriano Naves em reunião com diretores

O secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, reuniu-se, nesta quinta-feira, 25, com diretores e vice-diretores das escolas municipais de ensino fundamental. Entre os anúncios feitos, o secretário ressaltou a introdução da avaliação diagnóstica da aprendizagem dos alunos, o novo formato do programa Adote um Escritor, e a política de segurança que está sendo reavaliada junto com a Guarda Municipal.

A avaliação diagnóstica deverá ser aplicada em maio e novembro para os alunos do 5º e do 9º anos, com provas de Português e Matemática. Os testes serão acompanhados também de um questionário das condições socioeconômicas dos alunos. “Precisamos avaliar nossos alunos para termos os subsídios necessários para redirecionar as atividades pedagógicas e promover a melhoria da aprendizagem”, explicou Brito.

Os diretores também conheceram o novo formato para o programa de leitura Adote um Escritor, que está sendo implantado a partir deste ano na Smed. O programa passou a ser por adesão e não conta mais com intermediários para a sua realização. Foram mais de 100 autores escritos e 30 editoras e distribuidoras inscritos. Pela primeira vez, a curadoria das obras será feita pela Smed. A destinação financeira é de R$ 580 mil, que podem ser utilizados para aquisição de acervo, pagamento do cachê do autor convidado pela escola e a visita à feira do Livro de Porto Alegre.

Para falar sobre o realinhamento da política de segurança para as escolas, o encontro teve a participação do chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Segurança, Marco Antônio Moura dos Santos, acompanhado do comandante da Guarda Municipal, Roben Martins. Segundo Moura, o trabalho articulado entre as secretarias está fundamentado na avaliação diagnóstica a ser realizada com o suporte técnico da Guarda Municipal, no sentido de avaliar a infraestrutura do local, as condições do entorno e aspectos atinentes à violência e à criminalidade. As ações e operações desenvolvidas pela Guarda Municipal são rotineiras, com o objetivo de ampliar a ostensividade e o caráter preventivo. Nas questões pontuais, face a situações de afrontas específicas, a presença da segurança municipal, integrada com as ações da Brigada Militar e Polícia Civil serão imediatas, a fim do restabelecimento da segurança e tranquilidade pública nos locais. “A Guarda Municipal, por meio de seu Núcleo de Ações Preventivas, já está atuando, com seus projetos sociais, dentro de um cronograma próprio para ampliar as atividades de orientação a toda comunidade escolar”, explica.

Para as situações de conflito armado, o Programa Acesso mais Seguro, da Cruz Vermelha internacional, já capacitou nove escolas na preparação do protocolo de ação, e neste ano deverá atingir a totalidade da rede. Outras ações nesta área que estavam em testes e agora estão sendo expandidas são os programas Círculos da Paz e Justiça Restaurativa, com técnicas de comunicação não violenta e resolução de conflitos por meio do diálogo. A parceria com a Sociedade Psicanalítica Porto Alegrense, para apoio aos professores e funcionários nas situações adversas da escola, também permanece.

Projetos – A diretora pedagógica da Smed, Maria Cláudia Bombassaro Callegari, também falou dos projetos relacionados a instrumentos tecnológicos que os diretores poderão desenvolver ao longo do ano: a plataforma de leitura Elefante Letrado, que está sendo utilizada em três escolas, com resultados significativos, já pode ser expandida. Também o Dragon Learn e a Ken Academy, que trabalham matemática e raciocínio lógico, e as diversas ferramentas do Google for Education para os professores.

Por fim, o secretário comunicou a homologação do processo seletivo para professor temporário, cujas contratações poderão ter início nas próximas semanas.

Cristina Lac

Gilmar Martins