Centro de Educação dos Trabalhadores comemora 30 anos de ensino

19/09/2019 08:37
Adriano Amaral / SMED / PMPA
EDUCAÇÃO
CMET Paulo Freire é dedicado ao ensino fundamental de jovens e adultos

O Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores (CMET) Paulo Freire, no bairro Santana, completa nesta quinta-feira, 19, trinta anos dedicados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Fundamental. Para celebrar o aniversário, a escola preparou uma programação especial que contempla atividades até ao final do ano. 

Na tarde desta quinta, estudantes e professores fazem uma caminhada no entorno da escola, divulgando à comunidade o trabalho e os serviços oferecidos pelo CMET. A EPTC acompanha a ação. Após a caminhada, estão previstas apresentações de música e, para encerrar a tarde, haverá o parabéns coletivo para a escola, com bolo para os alunos. 

No próximo sábado, 28, os estudantes e a comunidade são convidados a doar seu tempo e suas habilidades para melhorar o espaço físico da escola, em um mutirão de melhorias, que ocorre entre 10h e 14h. 

A 'Festa do CMET' será no dia dia 9 de outubro, no Clube Ipiranguinha, a partir das 18h30. Com shows confirmados de Negra Jaque, MC Camilinha e Poetas Vivos, os ingressos estão à venda na escola (rua Santa Terezinha, 572). Seguindo a programação, no dia 9 de novembro, a oficina Atelier da Rampa Criartes realiza seu tradicional desfile de moda, na própria escola. São os alunos que desenham, costuram e vestem suas criações no desfile, apresentando o resultado das aulas do projeto.

Já no dia 22 de novembro, o Centro promove um seminário sobre a sua história e a da EJA. O evento irá ocorrer nos turnos da tarde e da noite, para que os estudantes possam participar e apresentar seus trabalhos. O seminário é aberto ao público, mediante inscrições. Porém, os palestrantes e a abertura das inscrições ainda não foram divulgados. 

CMET Paulo Freire - Em 1997, o Centro foi reconhecido como unidade escolar. Por ocasião da morte do educador Paulo Freire, no mesmo ano, seu nome foi incorporado ao do CMET. A instituição funciona nos turnos manhã, tarde e noite, atendendo jovens a partir de 15 anos e adultos oriundos de vários bairros de Porto Alegre e cidades vizinhas. No momento, são 1.053 alunos matriculados, incluindo deficientes físicos e mentais, cegos e surdos, que são atendidos pela Sala de Inclusão e Recursos (SIR). 

O Centro também oferece aulas livres e oficinas para os alunos e comunidade, como jogos lógicos, xadrez, esportes diversos, produção de texto, cinema, literatura, ciências naturais, entre outras. O CMv também mantém um Centro Musical, que oferta gratuitamente cursos e oficinas de violão, cavaquinho, contrabaixo, percussão, teoria e percepção musical, técnica vocal, coral, guitarra e teclado. Em parceria com o Senac, oferta cursos profissionais na área da estética, como corte de cabelo e barba, manicure e maquiagem. 

Vitória Garcia (estagiária) / Supervisão: Cristina Lac

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes