Chapéu do Sol é a última escola a iniciar o ano letivo

03/04/2019 18:18
Brayan Martins / PMPA
Rotina escolar foi retomada na escola que recebe 874 alunos

O início do ano letivo de 2019 atingiu a totalidade das escolas municipais de ensino fundamental, nesta quarta-feira, 3, com a volta às aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chapéu do Sol, na zona Sul. A instituição foi a última a finalizar o ano letivo de 2018, em 27 de fevereiro passado. Após as férias escolares obrigatórias de 30 dias, os 874 alunos retomaram a rotina escolar.

A maioria das 56 escolas de Ensino Fundamental começou o ano letivo de 2019 no último dia 13 de março, data estabelecida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Vinte e uma, porém, adiaram o retorno dos alunos à escola em razão da conclusão tardia do ano letivo de 2018, afetado por paralisação de professores em 2017. O cenário se repete neste ano devido à nova paralisação ocorrida no ano passado, de mais de 40 dias.

Os atrasos ocorrem por que é necessário garantir aos alunos o total de 200 dias e 800 horas letivas, conforme determina a legislação. A recuperação das aulas avançou nos meses de janeiro e fevereiro, comprometendo o ano letivo de 2019 e, por sua vez, o de 2020. No Ensino Fundamental, o município atende cerca de 40 mil alunos.

“Esperamos que o ano letivo de 2019 não tenha intercorrências, já que os estudantes da rede já tiveram os calendários de 2018, 2019 e 2020 comprometidos, prejudicando a programação de fim de ano e as férias das famílias. Temos a perspectiva de retomar o equilíbrio somente em 2021”, explica o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito.

Cristina Lac

Fabiana Kloeckner