Crianças participam de oficina com escritora gaúcha

23/09/2019 18:39
Sérgio Louruz/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Alunos da Escola Uruguai visitaram a Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah no Parcão

O incentivo à leitura foi o foco da atividade desta segunda-feira, 23, dentro da programação da 29ª Semana da Primavera. Cerca de 25 alunos do segundo ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai participaram da Oficina de Contação de Histórias na Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, no Parque Moinhos de Vento (Parcão). 

A escritora gaúcha e especialista em inovação e responsabilidade socioambiental, Aline Néglia, conduziu a contação da história “Turminha de Impacto”.  Criada pela escritora, a história descreve 100 formas de impactar o mundo, a partir da narrativa da menina Duda e seus amiguinhos, os quais elaboram uma lista com ações simples que podem ser seguidas no dia a dia para cuidar do meio ambiente. “Nosso objetivo é mostrar para as crianças que pequenas atitudes transformam o mundo, construindo uma infância sustentável.” No final das atividades, as crianças ganharam uma versão pocket do livro. Conforme Néglia, para cada livro vendido, um é doado para alunos de escolas públicas. 

“Estou adorando estar aqui, é um lugar muito legal e os livros que estão nos mostrando são bem diferentes”, conta empolgado o menino Luigi Pillon, de 7 anos. “Eu já vim aqui num outro dia vez e gostei muito! Quero ler os livros dos dinossauros hoje”.

A bibliotecária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Elisabete Lorensi Ferreira, contou para os alunos quem foi a escritora Maria Dinorah e apresentando algumas obras do acervo de mais de três mil volumes.  “Esta é uma oportunidade para que os alunos conheçam  um espaço cultural e lúdico em meio a natureza, que os incentiva desde pequenos a desenvolver o cuidado como o meio ambiente e o interesse pela literatura”.

Semana da Primavera - A programação da 29ª Semana da Primavera se estende até domingo, 29, com trilhas em parques e Unidades de Conservação. Nesta terça-feira, às 17h, ocorre a Palestra “Gerenciamento do Estresse”, na sala 111 da Smams (Rua Luiz Voelcker, 55). A palestra será proferida pelo educador físico Edison Bento, que apresentará trabalho científico, com dicas de como lidar com o estresse no dia a dia, a fim de encontrar equilíbrio, qualidade de vida e melhorias nas relações pessoais, profissionais e sociais. Inscrições pelo e-mail: educacaoambiental@portoalegre.rs.gov.br

Para acessar a programação completa, clique aqui.

Aline Czarnobay

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes