Emef Leocádia recebe escritora Léia Cassol no Adote um Escritor

13/12/2018 18:20

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leocádia Felizardo Prestes, no bairro Vila Nova, recebeu na tarde desta quinta-feira, 13, a escritora Léia Cassol, por meio do Programa Adote um Escritor, programa que incentiva a leitura nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre por intermédio do repasse anual de verbas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Neste ano, até o fim de dezembro, serão 120 visitas em 101 escolas – nas 43 de Educação Infantil e 56 de Ensino Fundamental da rede estatal, e também em duas comunitárias: a Pequena Casa da Criança, no Partenon, e a Madre Raffo, em Belém Novo.

Durante o ano, os alunos da Leocádia trabalharam livros da escritora em sala de aula, entre eles “Ana, a Família e o Baobá”, “Bruxa Merreca e Bruxa Zamya”; “O Chá das Maravilhas”; “Homero sempre sonha com a Petúnia”; “Vida do meu jeito, Não importa como”, “As Aventuras de Beto e Fê - A Roda do Tempo” e "O Aniversário da Bruxa Kika".

Léia contou a história da "Chapeuzinho Vermelho" para as crianças, sempre acompanhada do som do violão de seu parceiro, Johnny Pedra, e das vozes animadas dos alunos. Na sessão de perguntas, os alunos encheram a escritora de questões, como, qual era seu personagem preferido, qual livro que se inspirou mais para escrever e quantos já escreveu.

Uma das alunas chamou atenção ao querer saber a origem de seu cabelo roxo. Então Léia explicou que, por ser muito baixinha, na aglomeração de pessoas das feiras do livro que participava não era reconhecida ou não conseguia ser encontrada logo no início de sua carreira. E para se destacar na multidão pintou seu cabelo, primeiro de laranja, depois de vermelho e em seguida de roxo. Até hoje é reconhecida por seu cabelo, que gerou a personagem de uma de suas coleções de histórias, A Menina do Cabelo Roxo. Após a contação, a autora tirou fotos com os alunos e conheceu as produções dos alunos que decoravam o salão aberto da escola.

Entre os trabalhos dos estudantes estavam ilustrações, bonecos que representavam os personagens dos livros e recados e textos que A turma B22, por exemplo, escreveu a biografia de Léia, desde seu nascimento até a publicação de seus livros. A turma A12 escreveu sua versão de “Vida do meu jeito, Não importa como”, escrevendo qual seria sua vida ideal.

Para Maria Eluza Chagas, supervisora da Educação Infantil e do primeiro ciclo da Emef Leocádia, além de incentivar o hábito da leitura entre os estudantes, o Adote permite que o aluno se aproxime do escritor que ele conheceu além das histórias. Ela afirma que o entusiasmo e a curiosidade dos alunos tornaram-se maior após conhecerem a vida de Léia Cassol. “Para eles é importante poder conhecer o autor, quem escreveu a história, até porque, também, a gente trabalha com eles essa construção de autoria, de eles se colocarem como autores, porque a história também é criada por alguém e eles também podem criar histórias”, explica a professora Maria Eluza.

Léia Cassol é escritora de literatura infantojuvenil e contadora de histórias, seus livros são voltados para ao público infantil e infantojuvenil. A autora tem dezenas títulos publicados.

Adote um Escritor – O Adote um Escritor integra o programa Redes de Leitura da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que incentiva a leitura entre os estudantes das escolas das redes municipal e comunitária de ensino. Após a leitura e a realização de atividades pedagógicas relacionadas a obras literárias do escritor escolhido, o autor adotado visita a escola, permitindo o contato direto com os alunos.

Participantes do Adote em 2018 – Airton Ortiz, Alexandre Brito, Athos Beuren, Catherine de Leon, Celso Gutfreind, Celso Sisto, Christian David, Christina Dias, Cláudio Levitan, Ernani Ssó, Jeferson Tenório, Kalunga, Léia Cassol, Luis Dill, Marcelo Spalding, Mário Pirata, Marô Barbieri, Mônika Papescu, Ricardo Silvestrin e Santiago.

Vitória Garcia (estagiária) / Supervisão: Luzia Lindenbaum

Denise Righi