Empresária doa 83 chromebooks para escola municipal

16/07/2019 18:29
Cesar Lopes/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito em exercício, Gustavo Paim, destacou parceria que possibilita a inclusão no aprendizado

A empresária Rosario Lanz visitou na tarde desta terça-feira, 16, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora de Fátima, no bairro Bom Jesus, para acompanhar de perto os alunos usando os 83 chromebooks doados por ela por meio do programa POA Solidária, da Secretaria Municipal de Relações Institucionais. Os equipamentos serão utilizados por alunos do primeiro ciclo (três primeiros anos do ensino fundamental) para acessar principalmente da plataforma Elefante Letrado, cujas licenças também foram doadas por Scheila Vontobel, sua criadora. “A emoção de estar aqui, vendo as crianças neste momento, é imensa. O que eu dei não é nada perto do meu ganho de vida. Espero que mais pessoas ajudem a educação da nossa cidadeâ€, resume Rosario.

O investimento soma cerca de R$ 100 mil e inclui dois carrinhos para recarga e transporte dos equipamentos. Já as licenças permanentes para a plataforma eletrônica, que serão destinadas às 99 escolas da rede municipal, chegam a R$ 1,45 milhão. A CEO do Elefante Letrado, Mônica Timm, mostrou a alunos como usar a plataforma e contou para eles duas histórias acompanhada do elefante que é mascote da plataforma. “Nossa ideia é ajudar a cidade a dar um salto de qualidade em termos de leitura. O Elefante Letrado vai participar do ecossistema de leitura de Porto Alegre junto com os livros físicos. O livro digital é um portador de texto muito importante no século 21â€, explica Mônica.

Cesar Lopes/PMPA
EXECUTIVO
Equipamentos servirão para as crianças acessarem plataforma Elefante Letrado

Os professores da escola já foram capacitados para o uso da plataforma, que é utilizada em escolas municipais desde 2017. O Elefante Letrado inclui biblioteca, atividades pedagógicas e geração de relatórios de desempenho, e já foi testada com sucesso na Emef Ildo Menegheti. Os alunos recebem login e senha para uso em outras computadores ou celulares fora da escola. A escola conta com serviço de wi-fi, o que facilita a utilização.

“É muito difícil o poder público enfrentar todos os problemas sozinho em uma cidade de 1,5 milhão de habitantes. A parceria nos permite ver a criançada brincando com esses 83 chromebooks e neles acessando plataformas digitais de aprendizado. Isso é a sociedade civil construindo uma Porto Alegre melhor e mais inclusiva para que essas crianças aprendam mais e possam escolher o melhor caminho para o seu futuroâ€, comemora o prefeito em exercício, Gustavo Paim. “O POA Solidária permite que a sociedade participe diretamente da educação: a doação vai de uma pessoa para uma escola, sem intermediáriosâ€, diz o secretário Adriano Naves de Brito.

POA Solidária – O POA Solidária é um programa que tem como propósito fomentar a cooperação, a responsabilidade social e a articulação dos recursos multissetoriais, a fim de promover o desenvolvimento urbano justo, equilibrado e resiliente, estabelecendo relações de diálogo, respeito às diferenças, confiança e corresponsabilidade entre as pessoas.

Luzia Lindenbaum

Gilmar Martins