Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Educação

Escola Grande Oriente recebe mostra de cinema e infância

24/04/2019 08:31
Jefferson Bernardes/PMPA
EDUCAÇÃO
Escola terá 14 sessões, envolvendo longas-metragens e curtas brasileiros

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Grande Oriente do Rio Grande do Sul, no bairro Rubem Berta, recebe a mostra de cinema e infância Cinemonica, organizada pela M. Schmiedt Produções, até esta quinta-feira, 25. Por intermédio da cultura, a ação pretende ampliar os horizontes e elevar a autoestima dos jovens. A mostra iniciou nesta segunda-feira, 22. Ao todo, serão realizadas 14 sessões, envolvendo longas-metragens e curtas brasileiros.

Os filmes escolhidos para serem projetados são “Ponte para Terabítia”, “Onde vivem os monstros” e “Crianças invisíveis”. Já os curtas brasileiros selecionados são os mesmos da Mostra Sesc de Cinema: “O melhor som do mundo”, “O menino do dente de ouro”, “Meu tio que me disse”, e “Lipe, vovô e o monstro”. Todas as obras possuem como temática a infância e seus dilemas.

A supervisora escolar da Grande Oriente, Carla Cristina de Souza, conta que o projeto já ocorre na escola há três anos e que a cada 45 dias o auditório transforma-se em uma sala de cinema, devido à estrutura montada para a exibição dos filmes. Conforme Carla, os estudantes adoram as sessões de filmes, que também podem ser indicados pelos professores e depois trabalhados em sala de aula. “Trazer o cinema para dentro da escola é trazer cultura para dentro da escola. Na comunidade em que nós trabalhamos, onde, muitas vezes, nossos alunos não têm acesso ao cinema, proporcionar essa experiência é importantíssimo”, salienta a professora Carla.

O Cinemonica é um projeto sociocultural que tem como objetivo levar a experiência do cinema, gratuitamente, para escolas públicas situadas em regiões periféricas de Porto Alegre. O nome da iniciativa é uma homenagem à Monica Schmiedt, produtora e cineasta gaúcha responsável por filmes com reconhecimento internacional, como “O Quatrilho” e “Memórias Póstumas”.

 

Fernando Campos e Vitória Garcia, estagiários com supervisão de Cristina Lac

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes