Escola infantil da Vila Floresta promove mutirão de aniversário

03/05/2019 17:08

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) da Vila Floresta, no bairro Jardim Floresta, promove neste sábado, 4, das 13h30 às 17h30, um mutirão de revitalização da escola. A ação que aconteceria no último sábado, 27, como comemoração ao aniversário de 28 anos da escola, teve que ser adiada devido ao mau tempo da semana passada.

A diretora Patrícia de Freitas Dias explica que a iniciativa, realizada em conjunto com o Conselho Escolar, familiares dos alunos e a comunidade do bairro, ocorre duas vezes por ano desde 2016 e tem como principal objetivo melhorar o espaço da escola. “Tornar esse ambiente cada vez melhor para os alunos, pois a escola é das famílias, nós estamos aqui de passagem, então o mutirão acontece para que a comunidade se sinta parte da escola e responsável por ela”, destaca Patrícia.

De acordo com a diretora, o primeiro mutirão deste ano foi pensado para ser um presente da comunidade à escola por seu aniversário, comemorado no dia 10 de abril. Ao final do mutirão ocorrerá uma celebração com bolo e parabéns.

A instituição, que exibe o colorido de uma floresta viva no seu muro de entrada, possui sua própria versão de uma floresta no pátio: o "recanto das bananeiras", onde são colhidas bananas e outras frutas como pitangas para os alunos. O espaço abriga atividades ao ar livre e também passará por uma limpeza. A horta de hortaliças e temperos montada utilizando pneus como canteiros também será reformada. Além da pintura dos pneus, os voluntários do mutirão irão plantar novas mudas usando a terra da composteira da escola.

Outro espaço que será renovado é o palco de apresentações da Emei. Conforme Patrícia, o palco, que já foi improvisado, foi reformado e costuma receber apresentações dos alunos e eventos da escola, como o Festival da Primavera, assim como contações de histórias e conversas com os autores do Programa Adote um Escritor. Agora, a ideia é que cada um dos familiares coloque um azulejo na parede que compõe a estrutura, representando o trabalho conjunto para transformar a escola como presente de aniversário não apenas para os alunos e professores, mas para toda a comunidade.

Vitória Garcia (estagiária) / Supervisão: Cristina Lac

Gilmar Martins