Escola Liberato premia jovens empreendedores e pesquisadores

27/09/2018 18:34

A Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Dr Liberato Salzano Vieira da Cunha realiza, nesta quinta-feira, 27, às 19h30, a cerimônia de premiação da 3ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura (Moscitec) e da 18ª Feira do Empreendedorismo. A ação busca reconhecer as melhores ideias nas áreas do empreendedorismo e pesquisa realizadas por seus alunos. Os projetos foram apresentados nos dias 14 e 15 de setembro e avaliados por professores da escola, ex-alunos, ex-professores, mentores e pessoas ligadas ao colégio.

A Feira do Empreendedorismo reconhecerá as quatro melhores novidades empreendedoras e as três melhores empresas de monitoramento. Já a Moscitec premiará as dez melhores pesquisas, sendo que as três primeiras terão a oportunidade de expor seus projetos na Mostratec, feira internacional de ciência e tecnologia, realizada anualmente em Novo Hamburgo. A Emeb Liberato é a única escola municipal vinculada com a Mostratec, uma vez que adequou seu evento aos moldes das mostras internacionais.

Os alunos da EJA também representarão a Emeb Liberato na feira internacional, apresentando o espaço Maker Mostratec de Robótica. Além disso, um dos projetos empreendedores da escola, a empresa de porta celulares Deslock, criada por alunos do técnico de administração, foi convidada para expor sua ideia na Feira do Jovem Empreendedor de Campo Bom.

Segundo a supervisora do curso técnico de administração Angélica Kafrouni, o contato com essas áreas, desde o infantil até os anos finais, proporciona aos alunos um conhecimento que vai muito além do elaborado em aula. Para Angélica, esse é o papel da escola, proporcionar oportunidades também fora da sala de aula. “É a escola cumprindo o seu papel, mostrando aonde o aluno pode ir e que ele pode alcançar o mundo. Isso mostra que o estudo público também tem qualidade”, comentou a supervisora.

Os dois eventos, a Moscitec e a Feira do Empreendedor, são organizados por Angélica e Osmar Cerva, supervisor dos cursos de ensino básico. A Moscitec é uma mostra de trabalhos de pesquisa científica elaborados por alunos da educação infantil até o pós-médio em diferentes áreas do conhecimento humano. Já a Feira do Empreendedorismo busca oportunizar a prática de conceitos estudados durante o curso técnico em Administração, incentivando ações e ideias inovadoras no meio empreendedor. Os eventos receberam mais de mil pessoas.

Denise Righi