Escola Protásio Alves realiza atividades da Semana Farroupilha

18/09/2018 18:41
Manoelle Duarte / SMED / PMPA
Educação
Crianças participaram de uma roda de chimarrão e conheceram as vestimentas típicas

Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Protásio Alves, no bairro Jardim Sabará, estão aprendendo, durante a Semana Farroupilha, sobre a cultura do Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, 18, as crianças participaram de uma roda de chimarrão e conheceram as vestimentas típicas gaúchas.

As professoras da Emei Protásio Alves montaram, na área interna da escola, um espaço semelhante a um galpão, utilizando tecidos para cobrir o ambiente e móveis antigos para decorá-lo. No momento das atividades sobre a Semana Farroupilha, os alunos são levados ao local, dando a sensação de que estão em um CTG.

Para a professora Ana Isabel Cardoso, do Maternal 2, essa experiência proporciona para as crianças conhecimento sobre um período que não existe mais, fazendo-os ver a realidade de outra forma. Nesta tarde, os alunos participaram de uma roda de chimarrão e aprenderam sobre a maneira tradicional de apreciar a bebida, tomando-a até “roncarâ€, e como passá-la para o colega. Logo após, o Jardim A, composto por crianças de 4 a 5 anos, esteve no pequeno galpão para aprender sobre vestimentas gaudérias. A professora Carla Kilian mostrou fotos de gaúchos e chamou um de seus alunos pilchados para detalhar cada peça, da bota ao chapéu. Além disso, a educadora explicou sobre os variados tipos de vestidos de prenda.

Em seguida, as crianças aprenderam sobre a chula e dançaram a tradicional dança do pezinho. A professora Carla conta que, ao longo da semana, as crianças estão tendo contato com a cultura local através da alimentação, brinquedos, vestimentas e músicas típicas. “Esse período é importante para que as crianças valorizem as nossas tradiçõesâ€, disse Carla.

A programação da Semana Farroupilha da Emei Protásio Alves termina nesta quarta-feira, 19, com a realização de um almoço com comidas típicas e baile gaúcho. Uma oportunidade para as crianças aprenderem sobre a cultura local e estarem juntos de seus colegas.

Baile e churrasco - Quatro escolas municipais de educação infantil trabalharão com os alunos conteúdos relacionados à Semana Farroupilha nesta quarta-feira, 19. A Emei Unidos da Paineira, no Partenon, terá atividades sobre a cultura gaúcha. Além disso, a Emei Passarinho Dourado, bairro São Geraldo, realiza um bailinho de fandango com churrasco para os alunos. Já a Emei Humaitá, no bairro de mesmo nome, proporcionará um baile gaúcho com celebração da vida. No dia 4, a escola levou as crianças ao Acampamento Farroupilha e, no dia 6, foi a vez dos alunos da Passarinho conhecerem o Acampamento.

Denise Righi