Escolas de Canoas conhecem proposta ambiental da Escola Humaitá

13/09/2019 18:31
Adriano Amaral/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Respeito à natureza está presente no dia a dia da instituição

 O respeito à natureza e a educação ambiental estão presentes no dia a dia da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Humaitá, no bairro Humaitá, que recebeu nesta sexta-feira, 13, professores de duas escolas municipais de Canoas. O grupo de educadores das Emeis Pé de Moleque, localizada no bairro Olaria, e Beija Flor, no bairro Niterói, passou a tarde conhecendo a instituição de ensino, desde a horta até as salas de aula. A diretora da Emei Humaitá, Gabriele Soares Abreu, recebeu o grupo e explicou o processo de implementação da política pedagógica ambiental, bem como a história da escola. 

Durante a visita, os visitantes conheceram a horta da escola, onde os alunos cultivam legumes, verduras e chás, além de fazer o lanche em um espaço com banquinhos de pedra. Após, as crianças levam os restos de frutas até a composteira, continuando o ciclo ecológico dentro da horta. O grupo de educadores também visitou o pátio da escola e o interior do prédio, onde a reutilização de objetos e materiais e a reciclagem está presente em todos os cômodos. Filtros de café são utilizados na decoração, e elementos da natureza, como galhos, folhas secas e conchas podem tornar-se brinquedos, assim como tampas de garrafas e CDs antigos - são os materiais não estruturados.

O brechó da Humaitá, sempre disposto no corredor da Emei, é uma maneira de arrecadar de fundos e de passar adiante roupas que já não servem mais, gerando o conceito de moda sustentável. A coordenadora da Emei Pé de Moleque, Anne Abreu, explica que os debates sobre reciclagem, reaproveitamento de resíduos e manutenção da horta escolar dentro de sua própria escola levaram a direção a visitar a Emei Humaitá. “Estamos aqui para buscar inspiração para a proposta pedagógica da nossa escola, que tem no coração oprojeto sustentável. Viemos ver como eles vivem isso, buscando construir um projeto intenso na nossa escola”, relatou Anne, que em dezembro do ano passado visitou a Emei Humaitá.

Já a diretora da Emei Beija-Flor, Mara Regina de Lima Morales, conheceu o trabalho da Humaitá em uma formação de diretoras da rede municipal de Canoas. “Na nossa escola começamos a revitalizar o pátio, então pensei que poderíamos visitar a escola para colher mais ideias neste momento de troca entre os professores. Começamos o trabalho com floreiras, integrado com as famílias, depois passamos para a revitalização do pátio e a construção da nossa horta. No início é um trabalho de formiga, mas depois vale a pena”, explica Mara. A diretora Gabriele, da Emei Humaitá, também esclarece que a preocupação da escola vai além da preservação do meio ambiente. A alimentação saudável também é trabalhada com as crianças, desde o plantio da semente que se tornará o alimento até o posterior preparo e consumo do alimento. 

“Uma das nossas preocupações é que as crianças saem daqui para o ensino fundamental e deixam de consumir a alimentação que oferecemos. Por isso, promovemos um bate-papo com uma nutricionista, que trouxe dicas bem práticas para os pais, mostrando a importância da continuação da alimentação saudável”, salienta Gabriele.  

 

Vitória Garcia (estagiária) / Supervisão: Cristina Lac

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes