Escolas municipais celebram festas juninas junto às comunidades

14/06/2019 16:30
Luis Madruga / Divulgação PMPA
Festa Junina dos idosos da Fasc reúne mais de 500 pessoas
Atividades terão muita música, brincadeiras e comidas típicas

As festas juninas nas unidades da rede municipal de ensino continuam, neste sábado, 15. As escolas municipais de educação infantil (Emeis) Florência Vurlod Socias, bairro Restinga, a Erico Verissimo, bairro Passo das Pedras, e a da Ilha da Pintada, bairro Arquipélago, promovem celebrações junto a suas comunidades com muita música, brincadeiras e comidas típicas.

Na Emei Erico Verissimo, a festa começa às 10h e tem previsão de encerramento para às 16h.  A festa é aberta a toda comunidade escolar com muitas comidas e brincadeiras típicas, como a boca do caipira, pescaria, jogo de argolas e jogo de latas. Também ocorrerá o casamento na roça, que será encenado pelos professores, como parte da tradição das festas juninas.

A Emei Ilha da Pintada fechará a rua dos Garruchos, em frente à escola, para promover sua celebração, que é aberta às comunidades local e escolar. A festa começa às 13h e segue a tarde toda com culinária e brincadeiras típicas, além de outros brinquedos, como balão surpresa, castelo inflável, piscina de bolinhas, tobogã inflável e cama elástica. Também ocorrem apresentações de ballet da Escola de Dança Danç’Arte e dos alunos da escola.

O arraial também tem o objetivo de arrecadar recursos para melhorias no espaço da instituição. Neste ano, a direção pretende instalar aparelhos de ar-condicionado nos espaços de convívio comum da escola, como a biblioteca e o refeitório. No ano passado, mediante eventos e parcerias, a escola instalou o equipamento em todas as salas de aula. Conforme a diretora Luciana Salengue Scolari, o objetivo da festa é unir alunos, familiares e a comunidade para uma tarde de diversão e brincadeiras. “E poder confraternizar com as comunidades local e escolar também”, salienta Luciana.

O Arraial da Florência, na Emei Florência, é aberto à comunidade e começa às 13h, com previsão de encerramento às 17h. A festa contará com brincadeiras, pescaria, apresentações artísticas dos alunos do Maternal 1 (2 anos) até o jardim B (5 anos). Além disso, os participantes poderão desfrutar da culinária típica nas bancas juninas e de um brechó. De acordo com a diretora, Cristine Roos, a festa junina busca fortalecer o vínculo da comunidade com a instituição. “Será uma tarde bem recheada de alegrias e diversão com o elo família-escola reforçado”, complementa.

Na Emei JP Passarinho Dourado, o arraial das crianças será na quinta-feira, 27, e no sábado, 29, das 11h às 15h, e a celebração será aberta para toda a comunidade. Também no sábado, 29, a Emef Décio Martins Costa, bairro Sarandi, e a Emei da Vila Floresta, bairro Jardim Floresta, celebram suas festas juninas. Na quinta-feira, 27, a Emei JP Cantinho Amigo promove o aniversário junino, que reunirá atividades juninas para as crianças e a celebração dos aniversários do mês de junho dos alunos.

Pelo menos outras quatro escolas já agendaram seus arraiais para o restante do mês. Confira a programação:

Emei Ilha da Pintada

Emef Décio Martins Costa
29 de junho, a partir das 11h
Local: Rua Cristóvão Jaques, 488 – Sarandi

Vitória Garcia (estagiária - supervisão Luzia Lindenbaum)

Taís Dimer Dihl