Programa Start.Edu: startups apresentam soluções para a Educação

11/12/2018 17:08
Jefferson Bernardes/PMPA
Programa Start.Edu: startups apresentam soluções para a Educação
Marchezan recebeu startups habilitadas no pitch realizado no Paço Municipal

O tema desta terça-feira, 11, no Paço Municipal, foi levar a inovação para o sistema educacional de Porto Alegre. As dez startups pré-selecionadas pelo edital de chamamento público do Programa Start.edu mostraram suas soluções para a comissão de seleção durante o pitch (apresentação), no qual cada startup teve 10 minutos para divulgar o seu produto. O resultado, em formato de relatório, deverá ser divulgado em janeiro e, após, está prevista a etapa de testes das soluções no ambiente das redes públicas municipal e comunitária de ensino.

Com apoio da Aliança para a Inovação em Porto Alegre, formada por UFRGS, PUCRS e Unisinos, o Start.edu é o primeiro projeto dessa união de esforços que está sendo entregue à cidade, e também a primeira atividade que se concretiza no âmbito do Pacto Alegre, iniciativa conjunta entre a Aliança, prefeitura e entidades representativas para transformar a capital gaúcha referência em Inovação.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior acompanhou as apresentações e ressaltou a necessidade de superar questões ideológicas e partidárias para que a cidade se transforme e gere resultados positivos para quem realmente precisa. “Temos que focar no que pode dar certo. Precisamos da ajuda da sociedade para mudar a máquina pública, que é o grande canhão para essas transformações”, diz.

Complementando, o secretário municipal da Educação, Adriano Naves de Brito, destacou a dimensão que o programa representa. “Estamos abrindo as nossas escolas para a colaboração da sociedade civil, que precisa conhecer, acompanhar e participar mais das estruturas públicas para trazer não só ideias, mas também soluções e formar parcerias com os governos”, destaca.

Lançado em 7 de agosto deste ano, o Start.edu teve 48 startups inscritas e 28 habilitadas que apresentaram soluções para 20 desafios propostos pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) em três áreas: Promoção da Aprendizagem, Gestão Escolar e Gestão das Aulas e Melhoria dos Serviços Públicos na Educação. A seleção das participantes do pitch foi feita por um comissão composta por representantes da Smed, da Aliança, da Associação Gaúcha de Startups (AGS), do Sistema de Habitats de Inovação – poa.hub da prefeitura, da empresa NoOne, Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Após a publicação da avaliação das startups no site da Smed, em janeiro, seus representantes ainda passarão por um workshop de nivelamento e contextualização a respeito das escolas da rede para depois ocorrer a definição dos ambientes onde ocorrerão os testes em 2019.

Os parceiros do movimento de inovação liderado pela administração municipal também prestigiaram o pitch de apresentação do Start.edu: o superintendente de Inovação e Desenvolvimento e representante da PUCRS no Comitê Executivo da Aliança pela Inovação, Jorge Audy, que ressaltou as áreas da educação e da saúde como “living labs” (laboratórios vivos) para a inovação, e o coordenador do Pacto Alegre, o diretor da Escola de Engenharia da UFRGS, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho. Também participaram da apresentação o vice-prefeito, Gustavo Paim, a secretária-adjunta municipal de Educação, Ivana Genro Flores; secretário municipal de Comunicação, Orestes de Andrade Jr; presidente da Câmara de Vereadores, Valter Nagelstein, vereador Moisés Barboza, o coordenador do Escritório de Representação Regional/Sul do Ministério da Cultura, Álvaro Franco, entre outras autoridades.

Startups participantes:
Edufuturo (RJ) - A Conecturma é uma metodologia que desenvolve habilidades de Língua Portuguesa e Matemática, aspectos socioemocionais e mídias que incluem livros didáticos e uma plataforma digital.

Edufy APP (RS)  - É um aplicativo para melhorar a comunicação da escola com as famílias. Para cada instituição cria-se um APP personalizado disponível para IOS e Android, além de uma versão web que pode ser acessada de qualquer dispositivo.

Impare Educação (RS) - Oferece aos docentes e gestores uma plataforma online com práticas pedagógicas estruturadas em planos de aula, compostos de áudios e vídeos  e demais materiais de apoio, desenvolvendo competências  socioambientais  por meio da educação musical.

Maven Inventig Solutions (RS)  - A Mavenflip e Mavenapp são ferramentas de acessibilidade para auxiliar na aprendizagem de alunos com necessidades especiais, possibilitando aulas mais dinâmicas com conteúdos de hipermídia.

Me Salva! (RS) - Preparatório ENEM 100% digital, redação corrigida, planos de estudos personalizado, monitoria ao vivo com professores. Reforço escolar de fundamental e médio, com todo conteúdo baseado na BNCC  100% digital.

Mira Educação (SP) - Plataforma de gestão e aprendizagem, o Mira Aaula funciona como um diário de classe digital e auxilia os professores na gestão da aula, avaliação, atividades e planejamento.

Proesc.com (AP) - Uma plataforma de gestão escolar online que possibilita a gestão integrada de todas as escolas de uma secretaria de educação, com soluções nas áreas administrativa, pedagógica e comunicação.

Starlearning (RS) - Plataforma de Learning Management System com o uso de inteligência artificial, que possibilita a geração de dados em tempo real. Prevê as probabilidades que cada pessoa tem de atingir metas e indica possíveis ações de melhoria de desempenho.

Teczelt  (RJ) - O FazGame é utilizado pelos professores para ensinar um determinado conteúdo – onde os alunos aprendem de forma motivadora ao criar um game narrativo, gerando objetos educacionais, aprendendo conteúdo e desenvolvendo competências.  

Tridder (RS) - É uma plataforma digital que garante facilidade e segurança na contratação de serviços elétricos, hidráulicos, pequenos reparos, montagem de móveis, climatização, informática, limpeza e decoração.

 

Cristina Lac

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes