Projeto Baú de Histórias inicia nova etapa de entregas de livros

07/08/2019 16:33
Adriano Amaral/SMED PMPA
Alunos se divertem e aprendem com atividades literárias
Começou, nesta quarta-feira, 7, a segunda fase do projeto “Baú de Histórias: Era Uma Vez...” da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A proposta funciona como uma biblioteca itinerante exclusiva para instituições da rede pública comunitária de educação infantil. Contando com cerca de 80 livros, os baús permanecem durante um mês em cada escola, permitindo que as famílias também possam fazer o empréstimo dos exemplares. As visitas iniciaram-se no turno da manhã, na Escola Comunitária de Educação Infantil (Ecei) Abrasce Pampa e na Ecei Pé de Moleque, ambas no bairro Farrapos; pela tarde, a ação ocorreu nas Eceis Antônio Gianelli, bairro Belém Velho, e na Ecei Mato Grosso, bairro Teresópolis. A conclusão desta etapa será na quinta-feira, 8, com distribuições em mais quatro escolas.

A primeira parada ocorreu na Ecei Abrasce Pampa. Os alunos da turma de Jardim A participaram da contação do livro “O grande Problema da Vaca Letícia”, realizada pela coordenadora do projeto Baú de Histórias, Marta Beatriz da Rosa, da Biblioteca da Smed. Atentas, as crianças ouviram o conto sobre uma vaquinha que vai até a biblioteca para aprender sobre sua função na natureza e descobriram o valor da leitura na busca do conhecimento.

Depois, chegou o momento da entrega do baú. Acompanhada do boneco Beleléu, personagem que ensina de forma lúdica a importância da organização no dia a dia, Marta mostrou os livros dentro da caixa e incentivou os pequenos a lerem diariamente. A partir disso, cada criança pegou um livro, procurou um espaço para sentar e desfrutou da história. Segundo a diretora da Ecei Abrasce Pampa, Aline Vieira, o trabalho dos professores é facilitado quando os alunos adquirem esse hábito. "Essa é uma oportunidade de desenvolvimento para eles. Ler ajuda em todo o processo educacional: linguagem, escrita e fala", comentou.

Na Ecei Pé de Moleque, o roteiro da ação permaneceu o mesmo, mas foram as crianças do Maternal 1 que participaram da atividade. Além do incentivo à leitura proposto pela iniciativa, a coordenadora pedagógica, Ana Karina Rius, ressalta a importância que o momento da entrega do baú gera nos pequenos, despertando a noção do valor da leitura. "Essa apresentação deixa os alunos curiosos. Isso muda a percepção deles e a literatura adquire um significado especial", disse Ana Karina.

Responsável pelas contações, a coordenadora Marta de Rosa celebra a democratização do acesso ao livro e pontua que a ação também serve de exemplo para as instituições. “A partir de relatos que ouço de diretoras, vejo que o Baú de Histórias gera um impacto positivo nas escolas comunitárias, incentivando o surgimento de vários projetos próprios voltados à leitura”, disse Marta.

Nesta quinta-feira, o baú será entregue, pela manhã, nas Eceis IEIMAN II e Canto dos Anjos, ambos no bairro Mário Quintana. De tarde, a visita será nas Ecei Amigo Germano, bairro Farroupilha, e na Ecei Integração dos Anjos, bairro Praia de Belas. Na itinerância do projeto "Baú de Histórias: Era uma vez...", participarão 21 escolas comunitárias. Em 2018, foram atendidos 1.753 alunos de 20 escolas comunitárias de educação infantil com quatro baús.

O Baú de Histórias integra o programa Redes pela Leitura, que reúne diferentes projetos vinculados à política de leitura da Smed, como a plataforma digital Elefante Letrado, o Adote um Escritor e os Saraus Literários. Desde o ano passado, a secretaria aumentou em 170% os recursos destinados a essas ações, sendo R$ 364 mil a mais em relação ao ano anterior. Em 2018, o programa promoveu atividades literárias em todas as unidades da rede estatal e alcançou um maior número de escolas comunitárias, integrantes da rede pública não estatal.

Fernando Campos (estagiário) / Supervisão de Cristina Lac

Fabiana Kloeckner