Projeto para uso de energia solar avança em escolas municipais

24/04/2019 17:15
Manoelle Duarte/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Entre R$ 40 e R$ 60 milhões devem ser captados via financiamento externo para o projeto

Seis escolas da rede municipal de ensino receberam nesta semana a visita dos profissionais da assistência técnica internacional parceira da prefeitura no Projeto de Eficiência Energética nas Escolas Municipais. A iniciativa, que viabiliza investimentos em energia solar, integra o escopo dos programas estruturantes da atual administração. Com recorte transversal, ou seja, com impacto em diferentes áreas, o projeto começa pela instalação de placas fotovoltaicas nas instituições de ensino para depois se estender a demais prédios municipais, ainda como parte das ações do Escritório de Resiliência da prefeitura.

Sob um custo estimado entre R$ 40 e R$ 60 milhões, a serem captados via financiamento externo, o projeto tem apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional, que atua em conjunto com o Banco Europeu de Investimento em projetos de desenvolvimento sustentável. A previsão é alcançar as 99 escolas municipais, com a meta de que se tornem autossuficientes durante o dia com a utilização da energia solar gerada na própria escola – a radiação solar é convertida diretamente em energia elétrica por meio de células fotovoltaicas – e usar a rede convencional apenas à noite.

Após o estudo inicial, as vistorias, no momento, servem para verificação de especificações técnicas com vistas à formatação do projeto básico. A análise envolve também a coleta, junto às direções, das informações elétricas relativas ao padrão de consumo, que permitirá um estudo detalhado para aumentar a eficiência energética da escola.

Escolas visitadas - O roteiro contemplou instituições de ensino com diferentes características: começou nessa terça-feira, 23, pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Loureiro da Silva, com 848 alunos, no Cristal, e seguiu para a Emef de Surdos Bilíngüe Salomão Watnick, com 48 alunos, no Partenon.

Já nesta quarta-feira, 24, os técnicos contratados pelo Felicity – Financing Energy for Low-Carbon Investment Cities Advisory Facility (Assistência Técnica a Cidades para Financiamentos de Investimentos em Baixa Emissão de Carbono), a unidade de assessoramento da Agência Alemã, começaram o itinerário pela Emef Antônio Giúdice, no bairro Humaitá, com 963 alunos. A escola, que participou de um projeto-piloto em 2016, já conta com um bloco de 10 painéis fotovoltaicos doados pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, uma rede global de cidades voltada à construção de um futuro sustentável. Desde então, contabiliza uma economia de 10% na conta de luz. A partir do Projeto de Eficiência Energética, a escola é candidata a receber um segundo lote de painéis fotovoltaicos, completando a ocupação de todo o telhado.

As demais escolas visitadas foram a Liberato Salzano Vieira da Cunha, no Sarandi, uma das maiores instituições da rede, com 1.044 estudantes da educação infantil ao ensino profissional, além da Emef Morro da Cruz, com 1.022 alunos, na Vila São José, e da Emef Nossa Senhora de Fátima, na Vila Divineia, que atende 722 alunos.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, o apoio da consultoria internacional, disponibilizada sem custos à prefeitura, é central para a busca dos recursos. “O Felicity tem a expertise necessária para auxiliar a Smed na construção de um projeto elegível para a busca de recursos, com larga experiência em medidas que promovem eficiência energética e a integração de fontes de energia renovável”, disse o secretário, que ressalta ainda, além do ganho ambiental, o viés pedagógico, com o envolvimento de professores e alunos no controle das medições, integrando também os conteúdos de disciplinas como Matemática e Física.

Segundo ele, há a possibilidade de que o excedente gerado seja transferido para outros prédios, e os recursos economizados poderão ser reinvestidos nas próprias instituições para o atendimento de outras demandas. Outra vantagem é que, para a devida adequação à instalação dos equipamentos, o projeto permitirá custear a execução de melhorias necessárias nas redes elétricas das escolas.

O projeto - A previsão é de concluir o projeto até o fim do ano e iniciar a instalação das placas já a partir de 2020. O Projeto de Eficiência Energética nas Escolas Municipais é coordenado pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais, que abriga o Escritório de Resiliência. Integra o programa de cooperação entre a prefeitura de Porto Alegre e a Alemanha, iniciado no ano passado. Em novembro, foi assinado o termo de cooperação com a Agência Alemã de Cooperação Internacional.

Parceria internacional permitirá uso de energia solar nas escolas

Parceria internacional capacita servidores para uso de software

Cristina Lac

Matheus Beust