Projeto Semente leva cinema e consciência ambiental a escolas

02/04/2019 15:44
SMED/Divulgalgação PMPA
Projeto faz parte da 3ª Semente – Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade

Com o objetivo de sensibilizar crianças sobre o tema da sustentabilidade por intermédio de filmes, o projeto Semente Itinerante levará a arte do cinema para quatro escolas da rede municipal de ensino, dentro da programação da 4ª Virada Sustentável Porto Alegre. As instituições participantes são Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira, bairro Hípica; Emef José Loureiro da Silva, bairro Cristal; Emef Afonso Guerreiro Lima, bairro Lomba do Pinheiro; e Emef de Surdos Bilíngue Salomão Watnick, bairro Partenon. Além delas, o Centro de Educação Ambiental da Vila Pinto, próximo à Bom Jesus, também receberá a ação. A iniciativa começou na segunda-feira, 1º, e segue até quinta-feira, 4.

O projeto realiza nas escolas sessões de curtas-metragens infantis brasileiros que abordam questões como cuidados com o meio ambiente, proteção aos animais e economia de água. Logo após, ocorre uma roda de conversa, com alunos de 4 a 9 anos, aproximando as temáticas das produções audiovisuais à realidade cotidiana das crianças, de forma lúdica.

A Emef Anísio Teixeira foi a primeira a receber o Semente Itinerante, nessa segunda-feira. Segundo a diretora, Rosele de Souza, o acesso das crianças à arte ficará na memória delas. “Para qualquer classe social, a questão da cultura é importante, mas, para os nossos alunos, que infelizmente nem sempre têm condições de pagar um ingresso, a presença do cinema aqui é fundamental”, disse Rosele. Ela também ressalta o valor dos ensinamentos transmitidos na conversa após a sessão. “O debate foi enriquecedor. Aprenderam sobre os cuidados com a natureza, mas também por quem faz parte desse meio ambiente, ou seja, por si mesmos e os colegas”, completa a diretora.

Nesta terça-feira, 2, foi a vez de a Emef José Loureiro da Silva participar do projeto, com sessões em dois horários, às 9h e 14h. Na quarta-feira, 3, a Emef Afonso Guerrero Lima realiza o evento às 10h e 14h. Por fim, na quinta-feira, 4, o Centro de Educação Ambiental da Vila Pinto terá uma sessão pela manhã, às 10h, e a Emef de Surdos Bilíngue Salomão Watnick exibirá os curtas à tarde, às 14h.

Semente Itinerante – O projeto é uma ação especial da 3ª Semente – Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade, que vai ocorrer nos dias 5, 6 e 7 de abril, na Cinemateca Paulo Amorim, localizada na Casa de Cultura Mario Quintana, com sessões gratuitas. Dentre os 18 filmes brasileiros exibidos nessa edição da mostra, destaca-se o premiado “A Piscina de Caíque”, de Raphael Gustavo da Silva, que sensibiliza o público infantil sobre a importância da economia de água. Já a animação “Vento”, de Betânia Furtado, finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, ressalta a importância de aprender a ler e escrever.

A curadoria é de Luiza Lins, idealizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e membro do Grupo Nacional Cultura Infância, e de Aleteia Selonk, da Okna Produções, que também assina a produção da mostra. “A Semente já faz parte da agenda cultural da cidade de Porto Alegre, e temos muito orgulho de produzi-la em mais um ano. Criar novas plateias e participar da formação de um público consciente com as questões ambientais é um dos propósitos da Okna”, diz Aleteia.

Fernando Campos (estagiário). Supervisão: Cristina Lac

Rui Felten