Questionários darão continuidade à conversa sobre educação

18/09/2018 18:31

A Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed) elaborou questionários para que os diferentes segmentos escolares possam expressar sua opinião sobre a educação no município. O objetivo da iniciativa é dar continuidade ao processo de escuta que teve início com as Rodas de Conversa, realizadas em junho e julho. Os questionários foram personalizados para cada público-alvo: professores, funcionários de escola, técnicos da mantenedora, diretores de escolas e supervisão, orientação e coordenação pedagógica.

Os formulários podem ser acessados de qualquer computador, celular ou tablet. Para atingir o maior número de pessoas, as escolas foram orientadas a disponibilizar um espaço com computadores conectados à internet. Os questionários analisarão oito temas: estrutura física das escolas, relações interpessoais, relação escola-família, aprendizagem, práticas pedagógicas, avaliação, gestão e escola ideal.

“Nós estamos escutando a comunidade escolar para entender como ela pensa as questões educacionais da cidade de Porto Alegre, com vistas a estruturar o ano letivo de 2019 e discutir o currículo, como parte do planejamento de 2019”, ressalta o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito.

“Queremos ouvir por meio dos questionários o maior número de pessoas que tiverem o desejo de conversar conosco. Isso nos ajuda a pensar como fazer melhor a educação de Porto Alegre na educação infantil e no ensino fundamental, tanto na rede própria quanto nas comunitárias”, completa a diretora pedagógica, Maria Claudia Bombassaro. “Os questionários fazem parte da base formada pelo tripé ‘conhecer, entender e fazermos juntos’, Por isso, a escuta continua”, explica a diretora.

Rodas de conversa – A Diretoria Pedagógica realizou cinco ciclos de rodas de conversa envolvendo pais, alunos, supervisores, diretores, professores e monitores com objetivo de discutir sobre uma política educacional para Porto Alegre de forma colaborativa. A ação foi uma continuidade do trabalho feito antes do início do ano letivo 2018, quando foram realizadas reuniões individuais com as direções das 99 escolas da rede municipal de ensino (43 de educação infantil e 56 de ensino fundamental). Foram realizadas sete rodas, envolvendo 130 pessoas dos diferentes segmentos da comunidade escolar.

Gilmar Martins