Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Educação

Sarau marca reinauguração da biblioteca da Escola Mariano Beck

10/06/2019 19:09
Manoelle Duarte/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Estudantes festejaram o novo espaço, remodelado com doações e voluntariado

Os 840 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mariano Beck, localizada na Vila Pinto, no bairro Bom Jesus, ganharam uma nova biblioteca, totalmente reformada e remodelada a partir de doações e trabalho voluntário. E para marcar a reinauguração do espaço, denominado Recanto do Pensamento, a Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou o sarau literário Lugares Mágicos, nesta segunda-feira, 10, no pátio da escola.

Participaram da atividade cerca de 300 alunos da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que tiveram uma tarde destinada ao mundo da imaginação e recheada de poesia, música, dança e contação de histórias. O escritor Caio Riter foi o homenageado no sarau – ele tem mais de 20 livros de literatura infantil e juvenil, e foi “adotado” pela escola na edição deste ano do programa de leitura Adote um Escritor.

Em meio à declamação de poesias de Riter, as professoras Letícia Santos Silva, da biblioteca, e Rochele Marcello, de Anos Iniciais, animavam as crianças. Um dos momentos mais alegres foi a apresentação da música “Superfantástico”, com uma coreografia de alunos maiores que são os monitores da biblioteca. O “Quiz” de perguntas sobre personagens e acontecimentos de histórias infantis também agradou às turmas, e as crianças do Jardim B foram as que mais acertaram as respostas.

Biblioteca – Ao final, todos foram convidados a conhecer a nova biblioteca. A sala recebeu melhorias por iniciativa da professora Letícia, que mobilizou amigos, familiares e professores e transformou o espaço. Uma arquiteta repensou a decoração e projetou os novos móveis, confeccionados com recursos de doações. As estantes enferrujadas foram embora, e as novas foram doadas por uma associação de auditores fiscais. A pintura, agora alusiva a um céu, foi feita à noite por um grupo de voluntárias. No momento, voluntários fazem também a catalogação do acervo em uma planilha digital, criada por um colaborador.

“Em comparação com o espaço anterior, posso dizer que realizamos um sonho”, comemora Letícia. “E o melhor de tudo é o feedback das crianças. Um deles me disse que este é o lugar mais lindo que ele já esteve”, conta a professora, orgulhosa do recanto, que rendeu a um grupo de alunos da Mariano Beck o prêmio de Destaque no Salão Jovem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) no ano passado, com um projeto de seleção e comentários de livros em um canal no YouTube.

Redes pela Leitura – Os Saraus Literários integram o projeto Redes pela Leitura, política que reúne os programas de leitura da Smed, que incluem o Adote um Escritor (para o encontro entre escritores e alunos), Elefante Letrado (plataforma digital de leitura), Baú de Histórias (que leva livros para as escolas comunitárias) e o Livro Andarilho (que espalha obras em diferentes pontos da cidade).

Leia mais: Prefeitura lança edição 2019 do projeto Adote um Escritor

  

 

Luzia Lindenbaum

Rui Felten