Secretaria de Educação intervém na Escola Grande Oriente

14/01/2019 13:50
Jefferson Bernardes/PMPA
Objetivo é garantir a carga horária estabelecida no calendário escolar de 2018

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) inicia nesta segunda-feira, 14, uma intervenção de 30 dias na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Grande Oriente, no bairro Rubem Berta. O objetivo é a garantia da execução do calendário escolar de 2018, conforme publicado no Diário Oficial (Dopa) e de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que prevê 800 horas e 200 dias letivos. A medida foi tomada após visita técnica que identificou irregularidades e adulteração de documentos públicos que ameaçam a conclusão do ano letivo para os 1.161 alunos da escola.

Entre os problemas encontrados pela comissão da Smed estão chamadas completas até o final de janeiro e alunos no pátio, sem aula. Devido à greve de 2018, algumas turmas teriam aula até 14 de fevereiro. Também em função da greve, de 38 dias, a maioria das escolas municipais de Ensino Fundamental tiveram o calendário letivo atualizado, prevendo aulas até fevereiro de 2019.

Aulas até 14 de fevereiro - “Os alunos estavam recebendo as notas finais no dia 11 de janeiro, quando as aulas devem terminar em 14 de fevereiro”, observa o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito. Ele salienta que os estudantes que não estavam em sala de aula apareciam como presentes na lista de chamada. “Isto é muito sério e nos levou a tomar a decisão de fazer a intervenção”, enfatiza

O afastamento da atual direção da Grande Oriente e a designação da Comissão Interventora (composta por servidores municipais de carreira), foram publicadas no Diário Oficial desta segunda-feira. De acordo com o documento, foram afastados o diretor, Geraldo Tadeu Vargas Affonso, a vice-diretora, Ana Flávia da Silveira Bersch, e a coordenadora pedagógica, Fernanda Leão Moreira. Já a Comissão Interventora é composta por: Celia Maria Teixeira, Orácio Pavan, Patrícia da Silva Pereira e Luciane Varela de Oliveira.

Lissandra Mendonça

Fabiana Kloeckner