Semana de Porto Alegre: Smed promove Sarau Café com Letras

25/03/2019 19:43

Dentro da programação dos 247 anos de Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu na tarde desta segunda-feira, 25, o primeiro Sarau Café com Letras do ano. O encontro foi organizado pela Biblioteca da Smed em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e o Projeto Trilhos Sonoros. O sarau foi promovido para celebrar o aniversário da Capital e contou com uma seleção de músicas populares e gaúchas aliadas à leitura de poesias e textos sobre Porto Alegre.

No repertório do professor e maestro Augusto Souto, coordenador do projeto Trilhos Sonoros, estavam músicas como “Querência Amada”, de Teixeirinha, e “Aquarela”, de Toquinho. O projeto é desenvolvido em Canoas desde 2011 e tem como objetivo promover inclusão social por meio da música. Atualmente, cerca 55 crianças participam do projeto que oferece aulas de violino, trombone, trompete, saxofone, violino, flauta doce e transversal.

O primeiro texto da tarde foi um trecho do livro “Uma breve história de Porto Alegre”, do escritor Charles Monteiro, que contou sobre a evolução da cidade. A narrativa aliou-se à visão que o escritor Luiz Antonio de Assis Brasil teve sobre a capital dos gaúchos no século 19, narrada em “Cães da Província”. Poesias de Mario Quintana, como “Eu queria trazer-te uns versos muito lindos” e “O Mapa”, fecharam a tarde de leituras e músicas.

A coordenadora do projeto Redes pela Leitura, Cristina Rolim Wolffenbüttel, salientou que o objetivo do sarau é oferecer música e leitura não apenas aos servidores da Smed, mas à comunidade. Por isso, não é descartada a ideia de levar o sarau para fora das paredes da biblioteca. “O Sarau Café com Letras está inaugurando todos os saraus que serão realizados neste ano. O sarau já existia, mas agora está sendo potencializado. É importante destacar que, dentro da política de leitura proposta pela secretaria, são várias ações, projetos e programas, e o Sarau Café com Letras é um deles. São várias ações de leituras desenvolvidas, para que possamos contribuir com uma das coisas mais importantes, que é o letramento”, destaca Cristina.

O Sarau Café com Letras faz parte do programa Redes pela Leitura, ação que reúne diferentes projetos vinculados à política de leitura da Smed, como o projeto Livro Andarilho, que tem como objetivo espalhar livros pela cidade, e o Adote um Escritor, que promove encontros entre escritores e estudantes da rede municipal de ensino.

Veja aqui a programação completa da Semana de Porto Alegre

Vitória Garcia (estagiária) / Supervisão: Luzia Lindenbaum