Semana é de matrícula para alunos novos na Educação Infantil

17/12/2018 19:33

Começou nesta segunda-feira, 17, o período de matrículas para novos alunos que ingressarão nas escolas de Educação Infantil das redes públicas municipal e comunitária de ensino no ano letivo de 2019. As famílias devem, até sexta-feira, 21, procurar as unidades em que realizaram a inscrição, com certidão de nascimento do aluno e RG e comprovante de residência do responsável legal.

Na Pré-escola - Jardim A e Jardim B -, o número de vagas ofertadas para alunos novos é de 4.591 para 4.465 inscrições. Ou seja, toda a demanda manifesta para a faixa etária de 4 e 5 anos, que é idade obrigatória, está sendo coberta pela Secretaria Municipal de Educação, mas de forma nominal, como explica o secretário Adriano Naves de Brito: “Temos até um superávit de vagas ofertadas para as crianças que estão ingressando na rede, com 126 acima da procura. Porém, ao olharmos cada bairro especificamente, vemos que em alguns ainda há demanda, pois as vagas necessitadas ali estão remanescentes em outra região, por exemplo. Os números ainda podem mudar em razão de desistências e designações, mas é nesse equilíbrio que a Smed trabalha nesse momento, isto é, temos recursos para suprir vagas onde elas ainda se encontram insuficientes”, pontua.

Para o aluno da Educação Infantil que não obteve a vaga, há uma lista de espera, também divulgada nas escolas. Os critérios classificatórios para a obtenção em primeira chamada envolvem grau de vulnerabilidade social, renda per capita, se é beneficiário do Bolsa Família e residência próxima à escola.

O período de designação para esses grupos começa em 15 de janeiro, quando serão encaminhados para uma outra instituição de interesse da família. A partir dessa data, os responsáveis devem procurar a Unidade de Gestão de Vagas da Secretaria Municipal de Educação (Smed), localizada na rua dos Andradas, 680, Centro Histórico, para realizar o processo de designação.

O período de inscrições para alunos novos na Educação Infantil ocorreu de 29 de outubro a 23 de novembro, diretamente nas escolas. Apesar de a família poder optar pela inscrição em uma escola da rede municipal e em até duas comunitárias, a matrícula é permitida em apenas uma instituição de ensino.

Já os alunos novos inscritos para vagas no Ensino Fundamental e Médio das escolas municipais poderão conferir a lista no site da Secretaria Estadual da Educação em 28 de dezembro.

Gilmar Martins